29.4.09

9ª bienal do livro de Salvador

A 9ª bienal do livro de Salvador ocorreu de 17 a 26 de abril, e reuniu em 10 dias um publico estimado em 272 mil pessoas.


Esta foi uma edição de renovação da Bienal do Livro da Bahia e alguns recordes foram quebrados. Além do público, 20% maior do que em 2007, o evento teve a maior área, 16 mil m2, e um número impressionante de expositores: 385 responsáveis pela exibição de mais de 50 mil títulos. A programação cultural também contribuiu para a consolidação do maior evento literário do estado. Os espaços culturais - Café Literário, Arena Jovem Oi, Praça de Cordel e Poesia e Circo das Letras – reuniram 250 autores em 115 sessões de debates, bate-papos, encontros literários e atividades lúdicas para as crianças.


A 9ª edição do evento homenageou os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai e, em virtude das comemorações do Ano da França no Brasil, o país homenageado foi a França. A Bienal do Livro da Bahia foi um dos primeiros eventos a fazer parte das comemorações pelo Ano da França no Brasil, aberto oficialmente no dia 21 de abril pelo Governo Federal, através dos Ministérios da Cultura, das Relações Exteriores e Governo do francês.

A curadora do Café Literário e da Arena Jovem Oi, Guiomar de Grammont, também reforça a presença do público e a escolha das programações culturais como um dos fatores de sucesso do evento. "Tive uma ótima impressão do público baiano, bastante participativo. Acredito que conseguimos plantar boas sementes nas pessoas e atingimos nosso objetivo de tornar as sessões culturais atraentes e divertidas" analisou, ressaltando que existe no Brasil uma demanda reprimida por uma discussão dinâmica e interessante sobre literatura.


A visitação da Bienal atingiu seu ponto máximo no último sábado, 25, batendo o recorde diário de público no evento. Nada menos do que 40 mil pessoas curtiram a maior festa da literatura da Bahia, e estes são números de um dia em que não houve visitação escolar programada.

Pra quem é aficcionado por quadrinhos, tivemos o stand da TURMA DO XAXADO, do mestre do quadrinho nacional e ganhador de prêmios da HQ Mix, Antonio Cedraz. O stand estava bem visitado com pessoas das mais variadas idades. Cedraz lançava 3 novos livros.


Para comemorar o aniversário dos 10 anos da Turma do Xaxado foi lançado na Bienal de Livros da Bahia o Projeto Xaxado Itinerante com a edição de um superlivro da Turma do Xaxado com 1.000 tiras, 215 páginas e 21,0 X 28,0 cm. e uma exposição de quadrinhos feito pelo autor e cartunistas famosos de várias partes do Brasil, entre eles: Bira Dantas, Flávio Luiz, Sidney Falcão, Lailson de Holanda, Spacca, Cau Gomez, João Marcos, Lucas Lima e Hector Salas. O prefácio é do professor, escritor e jornalista Sérgio Matos que foi o primeiro editor a publicar o Xaxado no caderno Municípios do jornal A Tarde e a orelha, do jornalista Paulo Ramos do Blog dos Quadrinhos. Alem desse, foram lançados os livros RESISTÊNCIA E CORAGEM que conta a história de Zumbi dos Palmares, e O MOSQUITO QUE QUERIA SER REI, uma revista para colorir que conta a incrível história de um mosquito que queria ser rei.


Também em cena, estava o stand da comic shop RV QUADRINHOS. Contando com novidades das editoras nacionais, e álbuns importados, fez a festa dos colecionadores, e deu dores e palpitações nos que não tinham dinheiro ou tinham pouco para gastar!!!




Praça de Cordel e Poesia

Praça de Cordel e Poesia