30.4.09

Bostam City - Jorginho da Hora

22° Salão Nacional de Humor de Volta Redonda: inscrições abertas


As inscrições para o 22° Salão Nacional de Humor de Volta Redonda poderão ser feitas entre os dias 18 de maio e 15 de junho de 2009, nas categorias Cartum, Charge, Caricatura, História em Quadrinhos e Modalidade Especial - Tema: Crise Econômica.

O evento acontecerá entre os dias 2 de julho e 2 de agosto de 2009 no Espaço das Artes Zélia Arbex - Vila Santa Cecília - Volta Redonda-RJ.

Mais informações: http://www.geocities.com/salaovredonda/

10ª Feira HQ: inscrições abertas



O Núcleo de Quadrinhos do Piauí abriu as inscrições para a 10ª Feira HQ, evento de Quadrinhos que acontecerá no mês de setembro e premiará os melhores trabalhos nas seguintes categorias:

Melhor História em Quadrinhos;
Melhor História em Quadrinhos Estilo Mangá;
Melhor Desenho para Quadrinhos;
Melhor Roteiro para Quadrinhos;
Melhor Ilustração; Melhor Publicação Alternativa;
Melhor HQ Infanto- Juvenil; Melhor Ilustração Infanto-Juvenil;
Melhor Cosplay.

Os interessados em participar terão até o dia 31 de agosto para fazerem suas inscrições. Ficha de inscrição e regulamento completo do evento estão disponíveis no site http://nucleodequadrinhospi.blogspot.com/

29.4.09

9ª bienal do livro de Salvador

A 9ª bienal do livro de Salvador ocorreu de 17 a 26 de abril, e reuniu em 10 dias um publico estimado em 272 mil pessoas.


Esta foi uma edição de renovação da Bienal do Livro da Bahia e alguns recordes foram quebrados. Além do público, 20% maior do que em 2007, o evento teve a maior área, 16 mil m2, e um número impressionante de expositores: 385 responsáveis pela exibição de mais de 50 mil títulos. A programação cultural também contribuiu para a consolidação do maior evento literário do estado. Os espaços culturais - Café Literário, Arena Jovem Oi, Praça de Cordel e Poesia e Circo das Letras – reuniram 250 autores em 115 sessões de debates, bate-papos, encontros literários e atividades lúdicas para as crianças.


A 9ª edição do evento homenageou os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai e, em virtude das comemorações do Ano da França no Brasil, o país homenageado foi a França. A Bienal do Livro da Bahia foi um dos primeiros eventos a fazer parte das comemorações pelo Ano da França no Brasil, aberto oficialmente no dia 21 de abril pelo Governo Federal, através dos Ministérios da Cultura, das Relações Exteriores e Governo do francês.

A curadora do Café Literário e da Arena Jovem Oi, Guiomar de Grammont, também reforça a presença do público e a escolha das programações culturais como um dos fatores de sucesso do evento. "Tive uma ótima impressão do público baiano, bastante participativo. Acredito que conseguimos plantar boas sementes nas pessoas e atingimos nosso objetivo de tornar as sessões culturais atraentes e divertidas" analisou, ressaltando que existe no Brasil uma demanda reprimida por uma discussão dinâmica e interessante sobre literatura.


A visitação da Bienal atingiu seu ponto máximo no último sábado, 25, batendo o recorde diário de público no evento. Nada menos do que 40 mil pessoas curtiram a maior festa da literatura da Bahia, e estes são números de um dia em que não houve visitação escolar programada.

Pra quem é aficcionado por quadrinhos, tivemos o stand da TURMA DO XAXADO, do mestre do quadrinho nacional e ganhador de prêmios da HQ Mix, Antonio Cedraz. O stand estava bem visitado com pessoas das mais variadas idades. Cedraz lançava 3 novos livros.


Para comemorar o aniversário dos 10 anos da Turma do Xaxado foi lançado na Bienal de Livros da Bahia o Projeto Xaxado Itinerante com a edição de um superlivro da Turma do Xaxado com 1.000 tiras, 215 páginas e 21,0 X 28,0 cm. e uma exposição de quadrinhos feito pelo autor e cartunistas famosos de várias partes do Brasil, entre eles: Bira Dantas, Flávio Luiz, Sidney Falcão, Lailson de Holanda, Spacca, Cau Gomez, João Marcos, Lucas Lima e Hector Salas. O prefácio é do professor, escritor e jornalista Sérgio Matos que foi o primeiro editor a publicar o Xaxado no caderno Municípios do jornal A Tarde e a orelha, do jornalista Paulo Ramos do Blog dos Quadrinhos. Alem desse, foram lançados os livros RESISTÊNCIA E CORAGEM que conta a história de Zumbi dos Palmares, e O MOSQUITO QUE QUERIA SER REI, uma revista para colorir que conta a incrível história de um mosquito que queria ser rei.


Também em cena, estava o stand da comic shop RV QUADRINHOS. Contando com novidades das editoras nacionais, e álbuns importados, fez a festa dos colecionadores, e deu dores e palpitações nos que não tinham dinheiro ou tinham pouco para gastar!!!




Praça de Cordel e Poesia

Praça de Cordel e Poesia

17.4.09

PHD # 9 - André Betonnasi

A revista em quadrinhos “Subversos” está selecionando material para a edição 4


(Mensagem de divulgação)

Olá amigos, como estão?
Nós da “Subversos”, temos o prazer de informá-los que renovamos contrato com a prefeitura de São Paulo para a edição de mais 3 números!!
Aproveitamos também para divulgar que já estamos selecionando material para a edição #4.
As especificações vocês já conhecem, mas não custa nada citar: Formato A4 (21 x 29 cm) e temática de "Cotidiano Urbano".
Toda e qualquer pessoa interessada em colaborar pode nos enviar HQs, tiras ou ilustrações (individual ou em grupo - não precisa ser material inédito). Estamos abertos a todos os gêneros, estilos e experimentações.
Para a edição #4 planejamos 52 páginas (miolo p/b e capas coloridas - podem enviar material colorido, mas de uma página somente) e tiragem de 3.000 exemplares (distribuidos gratuitamente).

Aguardamos material para seleção até dia 14 de junho.

Envie o material pronto, ou dúvidas, para o e-mail:
revistasubversos@gmail.com

Grato pela atenção.
Forte abraço e felicidades a todos!!
Akira Sanoki, Alexandre Manoel e Igor Shin

UEL promove Curso de Histórias em Quadrinhos



A UEL - Universidade Estadual de Londrina abriu inscrições para o curso Criação e Roteirização de Histórias em Quadrinhos com Eloyr Pacheco voltado a todos os interessados


Estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão: Criação e Roteirização de Histórias em Quadrinhos que será realizado no CECA - Centro de Educação, Comunicação e Arte de 5 de maio a 30 de junho.

O curso é coordenado pelo Prof. Ms. José Abílio Perez Junior, do departamento de comunicação, e será ministrado pelo editor e quadrinhista Eloyr Pacheco. A ênfase será dada à prática de criação, roteirização e desenho de HQ, com o objetivo de contribuir para a difusão do domínio desta linguagem entre profissionais e estudantes de design, publicidade, artes e demais interessados e amantes da “9ª. Arte”. A história do HQ pelo mundo; os grandes mestres do HQ nacional; os elementos da linguagem do HQ contemporâneo e as técnicas de desenho e construção de narrativas serão alguns dos pontos fortes do curso.

O programa completo inclui: A História das Histórias em Quadrinhos; As múltiplas linguagens dos Quadrinhos (Histórias em Quadrinhos, Charge, Cartum e Tiras); Os Diferentes estilos de Quadrinhos (Comics [quadrinho americano], Mangá [quadrinho japonês], Manhwa [quadrinho coreano] e Quadrinho Europeu); O Quadrinho Brasileiro (Infantil, Humor e Adulto), e Grandes Mestres do Quadrinho Nacional (Lourenço Mutarelli, Flávio Colin, Julio Shimamoto, Gedeone Malagola, Rodolfo Zalla, Eugenio Colonnese, Claudio Seto...).

Durante o curso também serão promovidas leituras de apreciação e crítica de obras relevantes como O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller; Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons; Lobo Solitário, de Kazuo Koike e Goseki Kojima; Spirit, de Will Eisner; Transubstanciação, de Lourenço Mutarelli, e Caraíba, de Flávio Colin.

Serão abordados os elementos das Histórias em Quadrinhos (balões, onomatopéias, requadro, letreramento...) e a utilização de pesquisa estética como suporte à criação, incluindo vestuário, mobiliário e arquitetura. A construção da narrativa gráfica (storytelling) e as técnicas de roteiro para Histórias em Quadrinhos deverão conduzir os participantes a produzirem suas próprias HQs, individualmente ou em equipe. .

O Curso de Extensão – Criação e Roteirização de Histórias em Quadrinhos será realizado de 05 de maio a 30 de junho deste ano, as terças e quintas, das 14 às 17h (total de 48 horas/aula), na UEL – Centro de Educação, Comunicação e Arte. As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Departamento de Comunicação/CECA/UEL, fone: (43) 3371-4328. As vagas são limitadas e estão abertas para os alunos da UEL e todos os interessados.

Sobre o ministrante:

Eloyr Pacheco

Natural de Londrina, onde trabalhou em jornais (Paraná Norte, Folha de Londrina e Jornal de Londrina), rádio (Universidade FM, apresentando o programa Rádio Fanzine) e TVs (Bandeirantes e Record, onde apresentou o programa TV HQ); foi promotor de eventos culturais e membro do Conselho Municipal de Cultura (na área de Letras).
Mudou-se para São Paulo em 1997, quando foi convidado para ser secretário de redação da revista Metal Pesado, da Metal Pesado Editora. Em fevereiro de 1999, iniciou as atividades da Brainstore Editora (hoje inativa). Editou e publicou títulos como Sandman, Preacher, Transmetropolitan, Os Invisíveis, Lobo, Hitman, Etrigan, Monstro do Pântano, Hellblazer, Homem-Animal, Hellraiser, Supremo, Ghost/Batgirl, Dr. Estranho, Clandestino, Geração X, Batman, Novos Deuses, Impulso, Starman, Spirit – Will Eisner, Planeta dos Macacos e Jornada nas Estrelas. Na área da HQB (História em Quadrinhos Brasileira) publicou Quebra-Queixo, de Marcelo Campos, A Estranha Turma do Zé do Caixão, do estúdio de Alexandre Dias, e Senninha, do estúdio do Instituto Ayrton Senna.
Deu aulas na área de Quadrinhos, entre outros, no SESC (Londrina e São Paulo), SENAC (Londrina), Biblioteca Pública do Estado do Paraná (Curitiba), na Quanta – Academia de Artes (São Paulo), e no Espaço Cultural Planeta Tela (São Paulo).

Em 2005 criou o site Bigorna (http://www.bigorna.net) e em 2008 lançou com Marcio Baraldi e Humberto Yashima o Troféu Bigorna, que premia os destaques do ano na área da HQB – História em Quadrinhos Brasileira.
Atualmente assina a Mondo HQB, página sobre Quadrinhos Brasileiros, na revista Real, publicada em Londres.
É consultor de Histórias em Quadrinhos do SESC Londrina; coordena o coletivo Syndicate Ink e a AQL – Associação dos Quadrinhistas de Londrina. É representante (suplente) da área de Artes Gráficas, do Conselho Municipal de Cultura de Londrina.

Entre outras, HQs de sua autoria foram publicadas na revista Metal Pesado em parceria com Danilo Faria e Adauto Silva -, no D.O. Leitura (SP) - com arte de Osney "Roko" -, e em parceria com Will, na Prismarte, na Bigorna Quadrinhos #0; n´A Mosca no Copo de Vidro e outras histórias (esta última contando também com a arte de Caio Majado), Projeto Continuum #9 e Subterrâneo (do qual participou do Subterrâneo Coletânea – Roteiristas Convidados). Seu personagem mais conhecido é o Escorpião de Prata que atualmente faz parte do mix da revista independente Tempestade Cerebral, editada por Alex Mir.
Entre outros, recebeu em 2008 o Troféu Jayme Cortez, no 23º Prêmio Angelo Agostini, outorgado pela AQC-SP (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas - São Paulo) pelo seu trabalho em prol do Quadrinho Nacional; em 2007, o 19º HQ Mix de Melhor Publicação Prozine pela publicação de A Mosca no Copo de Vidro (edição do autor), e em 2006, o Troféu Jayme Cortez, no 22º Prêmio Angelo Agostini, outorgado pela AQC-SP (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas - São Paulo) ao site Bigorna pelo incentivo ao Quadrinho Nacional. Em sua trajetória como editor, também angariou prêmios como Melhor Edição de Terror; Melhor Revista Mix, Melhor Edição de Ação/Aventura; Melhor Revista Infantil e Melhor Edição de Clássico.


Arte do cartaz: Jack Jadson

Mais informações na Secretaria do Departamento de Comunicação/CECA/UEL, telefone: (43) 3371-4328; pelo e-mail: eloyr.pacheco@gmail.com ou pelo telefone (43) 9104-0753.

16.4.09

Dilemas Infantis - Bruno Aziz


Dois novos lançamentos da Editora Cedraz serão lançados durante a Bienal do Livro da Bahia, no Centro de Convenções de Salvador.

São eles RESISTÊNCIA E CORAGEM que conta a história de Zumbi dos Palmares.

Nessa aventura, Xaxado inventou de pegar uma carona no redemoinho do Saci, ele não imaginava que iria parar tão longe de casa, no ano de 1696. No meio de uma floresta, Xaxado e o Saci se encontram com um guerreiro que está a caminho do Quilombo de Palmares para lutar ao lado de Zumbi, um dos grandes heróis da história de nosso país.

A Turma do Xaxado sempre se preocupou com a leitura e a promoção da cultura brasileira em todas as faixas etárias. Em “Resistência e Coragem”, história em quadrinhos e literatura ilustrada convivem em um a mesma obra, para que o leitor habituado apenas aos quadrinhos também se interesse, aos poucos, por outras formas de leitura.”“.

O outro lançamento é uma revista para colorir O MOSQUITO QUE QUERIA SER REI, que conta a incrível história de um mosquito que queria ser rei; até nome pomposo ele tinha: Aedes Aegypti. Para conseguir ser rei, tudo que ele tinha que fazer era botar ovos em lugar onde tivesse água limpa e parada! Como é?! - Verdade! É que desses ovos nasceria um exército de mosquitinhos que picariam as pessoas da cidade, transmitindo uma doença chamada Dengue. Mas o mosquito que queria ser rei não contava com algo que atrapalharia seus planos: A TURMA DO XAXADO!



A Bienal começa dia 17 e vai até dia 26 de abril. Antonio Cedraz vai estar presente todos os dias, autografando os livros e conversando com os leitores.

14.4.09

Xaxado - Cedraz

Salve-me - Hector Salas



Trabalho de Hector Salas selecionado para o I Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos (2008), e ficou em 3º lugar na categoria cartum. Mais informações clique no link abaixo:

http://www.gabriel.org.br/resultadodapremiacao.html


8.4.09

Como deixar seu pai orgulhoso!



por Hector Salas e Bruno Aziz

Antônio Cedraz lança o projeto Xaxado Itinerante com o lançamento de livro e uma exposição de quadrinhos durante a Bienal do Livro da Bahia.



Para comemorar o aniversário dos 10 anos da Turma do Xaxado será lançado na Bienal de Livros da Bahia o Projeto Xaxado Itinerante com a edição de um superlivro da Turma do Xaxado com 1.000 tiras, 215 páginas e 21,0 X 28,0 cm. e uma exposição de quadrinhos feito pelo autor e cartunistas famosos de várias partes do Brasil, entre eles: Bira Dantas, Flávio Luiz, Sidney Falcão, Lailson de Holanda, Spacca, Cau Gomez, João Marcos, Lucas Lima e Hector Salas. O prefácio é do professor, escritor e jornalista Sérgio Matos que foi o primeiro editor a publicar o Xaxado no caderno Municípios do jornal A Tarde e a orelha, do jornalista Paulo Ramos do Blog dos Quadrinhos.

O Projeto Xaxado Itinerante é uma ação comemorativa aos 10 anos da Turma do Xaxado e trata-se de uma atividade cultural de fomento aos quadrinhos e a literatura nordestina, aliada a uma política de conscientização do uso destes produtos como ferramentas de educação de crianças e adolescentes. O projeto tem apoio institucional do Programa de Fomento à Cultura, Fundo de Cultura do Governo da Bahia e consiste na publicação de uma edição especial da Turma do Xaxado e uma exposição com tirinhas especialmente produzidas pelo autor e cartunistas convidados.

Depois do lançamento na Bienal do Livro, o projeto continua com a exposição e o lançamento de livros nas cidades de Jacobina, onde o autor começou a fazer seus desenhos, em Itaparica, na Biblioteca Central dos Barris e em diversas escolas da capital e interior.

QUANDO: 19 HORAS, DIA 21 DE ABRIL.

ONDE: BIENAL DO LIVRO DA BAHIA NO CENTRO DE CONVENÇÕES.


Raio Negro #9 e Máscara Noturna #6 pela Júpiter II

Já estão à venda mais duas publicações da Editora Júpiter II do José Salles, a primeira é a nona edição de Raio Negro, criação do Gedeone Malagola, a publicação apresentando aventura inédita do personagem, escrita pelo próprio Gedeone e ilustrado por Valmar Oliveira (Salvador/BA).



Na comunidade do Zine Brasil o José Salles explica que essa HQ assim como outras que ainda serão publicadas, foram escritas pelo Gedeone a seu pedido, uma idéia que partiu do Laudo Ferreira Junior; Salles então ficou responsável pelos roteiros, que então repassou a colegas ilustradores, e essa edição nove é o primeiro fruto dessa iniciativa. A outra revista lançada e também muito elogiada da editora é a Máscara Noturna numero seis, a publicação tem 28 páginas, traz o final da saga do atormentado Rick Lee por José Salles (roteiro) e E. Thomaz (desenhos). Com uma bela capa de Carlos Paul.



As publicações custam R$ 3,00 (e R$ 5,00 pelos correios).

Adquira diretamente com o editor pelo e-mail smeditora@yahoo.com.br.

6.4.09

PHD # 8 - André Betonnasi.

Super-heróis em campanha contra a homofobia

publicada originalmente no site UniversoHq.com

Por Marcus Ramone (03/04/09)

O Grupo Gay da Bahia disponibilizou em seu site as imagens de uma campanha contra a homofobia que utiliza versões homossexuais de conhecidos super-heróis dos quadrinhos, desenhados sob encomenda pelos cartunistas Hector Sallas e Valmar Oliveira.

Lançada originalmente em 2001, na forma de cartazes espalhados pela cidade de Salvador/BA, a campanha trazia a mensagem "Preconceito contra homossexuais é crime contra a humanidade. Estamos de olho".

As ilustrações estão agora à disposição "para quem quiser divulgar os heróis contra o preconceito", escreve o site do GGB.
Grupo Gay da BahiaGrupo Gay da BahiaGrupo Gay da BahiaGrupo Gay da BahiaGrupo Gay da Bahia

2.4.09

Entrevista: José Salles

O Pig Art’s abre a sua seção de entrevistas batendo um papo com José Salles, editor da Júpiter II e roteirista criador do personagem Máscara Noturna.
A editora Júpiter II vem se destacando pelo resgate aos personagens e artista do passado em suas publicações.Dentre esses periódicos merecem destaque os clássicos de Westen,a Boca do Inferno,revista especializada em quadrinhos de Horror; Raio Negro do famoso herói de Gedeone Malagola e O Gaúcho do mestre Júlio Shimamoto.


Por Marcos Franco

1- Sei que é um pouco difícil falar de si próprio,mas gostaria que fizesse um breve perfil de quem é José Salles para o leitores que acompanham o Pig Art’s.

Bem, edito fanzines há uns 15 anos, e há coisa de uns cinco eu e o amigo Edu Manzano demos início ao projeto Sm Editora (atual Júpiter II) com o primeiro número do Máscara Noturna, procurando dar um acabamento gráfico mais bonitinho para as nossas produções. Hoje, com ajuda de diversos outros colaboradores, chegamos a 50 gibis publicados.

2- Como e quando surgiu a idéia de criar a editora Júpiter II?

Vide resposta anterior

3- Com um mercado dominado pelos títulos das grandes editoras que publicam os famosos super-heróis norte-americanos e os mangás japoneses você acha que há espaço para os quadrinhos da Júpiter II? Qual a estratégia para vencer essa concorrência desleal?

Estratégia nenhuma. Mesmo porque, os leitores que apreciam os decadentes personagens Marvel/DC, e também os de manga, estão se lixando para os Quadrinhos feitos no Brasil. A intenção é criar um público novo, menos preconceituoso do que é a atual geração de leitores de Quadrinhos.

4 -Qual a periodicidade e os títulos atualmente publicados pela editora?

Basicamente um por mês.

5 -Qual deles vem tendo um melhor retorno do publico leitor e por conta de quais fatores?

O mais vendido de longe é o Raio Negro, muitos leitores que compram as edições do Raio Negro pela Júpiter II se interessam por outros títulos também. Confesso que a repercussão do Máscara Noturna foi muito além do que eu esperava, e não posso reclamar das vendas deste título também. Corcel Negro também é muito procurado – e, ao lado do Raio Negro, creio que seja um dos personagens mais querido junto ao público infanto-juvenil dos nossos gibis.


6 - O Raio Negro foi um personagem que ficou bastante estigmatizado pelo fato de ter sido criado com base em um famoso super-herói norte-americano, você acha que isso já foi superado tendo em vista a sua atual aceitação?O que o levou a investir no personagem?

O que me levou a investir no personagem, foi meu gosto pessoal e minha amizade com o criador Gedeone Malagola. Não fico pensando em estigmas, ideologias alheias, se assim fosse não publicaria gibi algum.

7 –Em vista do falecimento do Gedeone , alguns desenhistas estão fazendo novas historias com base em roteiros novos feitos pelo seu criador. Quando teremos acesso a essa material? E quando acabarem os roteiros do Gedeone? Você ira criar ou contar com ajuda de outros roteiristas?

Ainda neste mês de abril teremos o lançamento do Raio Negro n.9, mostrando roteiro inédito de Gedeone Malagola ilustrado por Valmar Oliveira. Ficou ótimo, Valmar captou perfeitamente o espírito das HQs do Raio Negro, que primam pela simplicidade e despretensiosidade. Quanto a escrever novos roteiros do Raio Negro, não sei, ainda há roteiros a publicar, vou me concentrar nisso, por hora.


8 – Noto que a editora vem realizando um trabalho de resgate com autores e personagens do passado,isso se deve ao saudosismo do seu editor,ou é por falta de bons talentos na atual geração de quadrinhistas nacionais?

Há ótimos quadrinhistas brasileiros ativos nos dias de hoje – e, felizmente, vários deles trabalhando a meu lado, ajudando a Júpiter II. O resgate de personagens antigos não se deve só ao saudosismo, mas também a minha formação de historiador.

9 - Dessa atual safra de artistas, quais você destacaria e porquê?

Ah, são muitos, seria injusto citar só alguns, mesmo alguns autores que adotam estilo que não me agradam, eu os respeito, pois são realmente talentosos.


10- A Júpiter II é uma editora que se propõe exclusivamente a publicar quadrinhos nacionais,qual o critério usado na seleção desse material?

O gosto pessoal do editor conta muito, mas há outros critérios também, especialmente o de divertir o leitor. Durante muito tempo vivi fase materialista-hedonista-egoísta-ateísta e pior, publicava coisas eivadas desses sentimentos nefastos, contagiando, assim, os leitores. Hoje, felizmente superada essa fase longa, enfermiça, que passou, sempre que me debruço sobre um projeto editorial, minha intenção é uma só: divertir e entreter os leitores, e, sempre que possível, passar alguma mensagem edificante.

11 - Alguns roteiros publicados pela editora são de sua própria autoria,como é dividir os papeis de roteirista e editor?

É muito tranqüilo. Como roteirista, é ter a idéia, sentar, escrever, e pronto! Já como editor, é “limpar” as páginas, fazer diagramação, levar material na gráfica, fiscalizar... simples assim.

12- Todo editor também é um leitor por excelência,quais são as suas preferências e o que tem lido ultimamente?

Gosto muito de Quadrinhos clássicos estadunidenses, da Golden Age, dos anos 30 e 40. Nos anos 50, 60 e 70 os norte-americanos produziram coisas ótimas também, de terror, faroeste, ficção científica, as duas primeiras décadas com os novos heróis Marvel foram muito boas, também. De Quadrinhos brasileiros também aprecio muito os personagens criados nos anos 50 a 70, principalmente. Mas acompanho o que foi produzido depois e o que vem sendo produzido atualmente. Gosto do Crânio, do Penitente, Lorde Kramus, da Valkíria, do Crepúsculo, estou achando a revista Tempestade Cerebral uma das melhores produzidas atualmente. Ah, gosto também da Penitência, como não?
Atualmente só tenho comprado nas bancas os gibis da Bonelli Editore... sou um Texmaníaco e é difícil deixar disso, bem como Zagor. Júlia e Mágico Vento também estão ótimos!


13- Por conta da redução de custos, muitos autores independentes vem optando em publicar o seu material na forma digital,você acha que essa forma de vinculação de HQ é válida?Acredita que no futuro ela poderá vir a substituir os quadrinhos convencionais?

Acho que é válido sim, embora eu dificilmente leia HQ no computador. Mas sou um homem pré-internet, pré-computador pessoal, criado por gibis de papel, e provavelmente vou morrer assim. Se algum dia só existirem HQs virtuais, espero já estar passeando no além, quando esse dia chegar.

14- Pra finalizar,sei que é também um grande amante da sétima arte,há alguma possibilidade da editora se aventurar em lançar algo ligado ao gênero?

Por enquanto, não.

15 – Salles,gostaria de agradecê-lo pela entrevista cedida ao nosso blog e também parabenizálo pelo excelente trabalho que vem realizando à frente da JúpiterII.Sucesso cada vez mais,meu amigo.

Obrigado a você, Marcos Franco! E quero vê-lo ainda como colaborador da Júpiter II, hein?