21.5.10

A volta do Garra Cinzenta e outras novidades de Emir Ribeiro


Velta & Raio Negro

A Série Velta & Raio Negro, escrita e desenhada pelo quadrinhista paraibano Emir Ribeiro e lançada pela editora Júpiter II, chega à segunda edição resgatando mais uma criação clássica dos quadrinhos brasileiros: o Garra Cinzenta, criado em 1937 por Francisco Armond e Renato Silva e considerado o personagem precursor das HQs de terror no País.

"Há muito tempo eu queria trazer o Garra Cinzenta de volta. A oportunidade se apresentou agora, em Velta & Raio Negro. Penso em, a cada edição, trazer uma terceira atração, ou seja, outro personagem para contracenar com a dupla", disse Emir Ribeiro ao Universo HQ.

Na trama desta aventura policial e de mistério, o vilão retorna à vida, nos tempos atuais, e se vê obrigado a combater os dois heróis para prosseguir com seus planos de terror.

O primeiro combate ficou em aberto, com pontas soltas para uma possível continuação. "Haverá um segundo encontro do Garra com Velta e Raio Negro, mas ainda não há previsão da data; tampouco o roteiro foi escrito. De imediato, está apenas fixado que o vilão irá se vingar da dupla", revelou o autor.

A edição é completada com uma extensa matéria sobre o Garra Cinzenta, na qual há a informação de que um dos criadores do personagem era na verdade uma mulher, na época se valendo de um pseudônimo para escapar do preconceito contra quadrinhistas do sexo feminino.

Outra novidade anunciada por Emir Ribeiro é o crossover entre Velta e a vampira Mirza, criação de Eugênio Colonnese, que já está em produção.

Velta & Raio Negro # 2 tem 28 páginas em preto e branco, custa R$ 3,00 e pode ser adquirida na Comix Book Shop, em São Paulo/SP, ou diretamente na editora Júpiter II, pelo e-mail smeditora@yahoo.com.br.

Velta e a vampira Mirza