5.11.08

Barack Obama - by Hector Salas


Primeiro presidente negro

Barack Obama foi eleito nesta terça-feira para a Presidência dos Estados Unidos e será o primeiro negro a assumir o cargo na história do país.

Obama havia conquistado pelo menos 338 votos no Colégio Eleitoral que definirá o novo presidente, superando a marca dos 270 votos necessários para garantir a vitória. O principal adversário do democrata, o republicano John McCain, conquistou pelo menos 155 votos.

Robert Kennedy, irmão do presidente assassinado John F. Kennedy, disse há exatamente em 1968, há exatamente 40 anos atrás, que os Estados Unidos teriam, dentro de 40 anos, um presidente negro.

«Não há dúvida que daqui a 30, ou 40 anos, um negro pode chegar ao cargo que o meu irmão ocupou como presidente dos Estados Unidos», disse o então Procurador-Geral dos Estados Unidos, acrescentando que era preciso continuar com a mudança e progredir na inclusão racial. «Não podemos continuar como estamos».

O texto, publicado no Washington Post em 27 de Maio de 1968, acabaria por ser uma previsão correta daquilo que viria a acontecer. Esta quarta-feira, 40 anos e poucos meses após o discurso de Kennedy, Barack Obama tornou-se no primeiro negro a ser eleito presidente dos Estados Unidos.

"O Presidente Negro e o Choque de Raças"

Às vésperas de viajar para os Estados Unidos como adido comercial da embaixada brasileira, Monteiro Lobato preconiza a eleição de um presidente negro nos EUA.

O momento político (no ano de 2228) que possibilitaria isso viria da divisão da raça branca, entre um candidato do Partido Masculino (Kerlog) e uma candidata do Partido Feminino (Evelyn Astor). A neofeminista Evelyn Astor está com a vitória praticamente garantida e eis que surge o líder negro Jim Roy, que acaba eleito presidente.

Ninguém quis publicar o livro nos EUA, mas a visão antecipativa de Lobato se manifestou também em outra trama do mesmo livro. Nos EUA dessa época imaginária, os brancos, para se vingar do presidente eleito, decidiram eliminar os negros de uma maneira total, lembrando a solução final aplicada, menos de vinte anos depois, pelos nazistas aos judeus.

O livro pode ser comprado neste link: http://www.submarino.com.br/produto/1/21347426/?