30 de janeiro – Dia do Quadrinho Nacional
Há 140 anos, em 30 de janeiro de 1869 o ítalo-brasileiro Angelo Agostini, um dos precursores das Histórias em Quadrinhos, começou a publicar na Vida Fluminense a HQ "As Aventuras de Nhô Quim" ou "Impressões de uma Viagem à Corte" com um personagem fixo. Por esse motivo esse dia (30 de janeiro) foi escolhido para ser o Dia do Quadrinho Nacional.
Para comemorar a data, no dia
Na noite do dia 30, Pacheco (A Mosca no Copo de Vidro, Tempestade Cerebral #3), Nascimento (Fanzineria #1) e Tanaka (Deu Nisso?! #3) estarão no local para conversar com os presentes e autografar suas publicações.
Um mural com páginas de HQs, ilustrações e pinturas de Carlos Nascimento e Lucas Tanaka estará em exposição no local e permanecerá aberto para visitação até o dia 10 de fevereiro.
Sobre os profissionais que participarão dos eventos:
Eloyr Pacheco
Trabalhou nas editoras Metal Pesado e Brainstore onde publicou títulos como Sandman, Preacher, Monstro do Pântano, Hellblazer, Hellraiser, Spirit, Jornada nas Estrelas, Vampirella, Quebra-Queixo (Marcelo Campos), A Estranha Turma do Zé do Caixão (Montandon e Dias), e Senninha (Instituto Ayrton Senna). Em 2005 criou o site Bigorna (www.bigorna.net), ganhador do Troféu Jayme Cortez - 2006. HQs de sua autoria foram publicadas, entre outras, nas publicações Metal Pesado, Prismarte, Bigorna Quadrinhos #0, A Mosca no Copo de Vidro (ganhadora do HQ Mix de 2006 como Melhor Prozine), Projeto Continuum e Subterrâneo. Seu personagem Escorpião de Prata faz parte do mix da Tempestade Cerebral. Ganhou o Troféu Jayme Cortez em 2008. Atualmente, entre outras atividades, é um dos coordenadores da Associação de Quadrinhistas de Londrina e do curso de produção de Histórias em Quadrinhos no SESC Londrina e membro do Conselho Municipal de Cultura de Londrina.
Carlos Nascimento
Designer, professor de artes da APS-Down-Londrina, desenhista free-lancer e fanzineiro nas horas vagas, faz divulgação da arte pela paz e pelo auto-conhecimento. Participou da criação de projetos sócio-culturais como o "Ciclo Brasil" e fundou a "Traço a Traço" - Escola de desenho e quadrinhos (hoje inativa). Entre 1997 e 1999 ilustrou materiais didáticos para o colégio Maxi e para a editora FTD. Há anos estuda os aspectos terapêuticos da arte e trabalha voluntariamente como arte-terapeuta em instituições filantrópicas da cidade. É criador do personagem Apanhador de Estrelas e publica o zine Fanzineria.
Lucas Tanaka
Formado
Dia do Quadrinho Nacional
Dia 30, sexta-feira, a partir das 19hs
Revistaria Odisséia (Av. Senador Souza Naves, 307 – Centro - Fundos)
Fone (43) 3027-4250
Mais informações para imprensa pelo e-mail eloyr.pacheco@bigorna.net ou pelo telefone (43) 3338-2453 ou 9104-0753.