Jovens promovem quebra-quebra na França
Do G1, em São Paulo, com informações da France Press - 05/10/2007Dois prédios públicos e cerca de 20 veículos foram incendiados entre a noite desta quinta-feira (4) e madrugada de sexta-feira (5) durante confrontos entre jovens e policiais na pequena cidade de Saint Dizier, cerca de 200 km a leste de Paris, informaram nesta sexta-feira as autoridades.
Os incidentes começaram quando cerca de 40 ou 50 jovens mascarados, alguns deles armados com barras metálicas, atacaram um furgão dos bombeiros e um veículo da Polícia nas imediações de um centro comercial, informou o governador de Haute Marne, departamento do qual Saint Dizier faz parte.
Os jovens logo se dispersaram pela cidade, onde incendiaram dois prédios públicos e uma agência de aluguel de automóveis, o que fez necessário o envio de reforços da Polícia.
"Tentamos entender. Já tivemos atos de violência na cidade, mas nunca desta magnitude", comentou o prefeito, François Cornut-Gentille.
O bairro de Vert-Bois, onde foram registrados os incidentes, tem cerca de 12.000 moradores, de uma população total de 30.000 habitantes em Saint-Dizier.
Os subúrbios pobres da maioria das grandes cidades francesas foram o cenário de grandes distúrbios em novembro de 2005. Esses incidentes deixaram centenas de feridos. Mais de 10.000 veículos e cerca de 300 prédios, entre os quais algumas escolas, foram incendiados.
A onda de violência alertou para a questão da inserção social dos jovens franceses de origem estrangeira.