3.11.07

Paz a vista? - by Valmar Oliveira


Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações ou agitação. Derivada do latim Pax = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objectivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.

No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida. A paz é mundialmente representada pelo pombo.


  • Paz pela Lei - lema da OTAN, baseia-se na idéia de Kant e sugere que a paz deva ser obtida através de legislação em assuntos internacionais, capaz de regulamentar as relações diplomáticas, os conflitos de interesse, etc.
  • Paz pela força - obtida quando um indivíduo, instituição ou Estado é fortalecido de tal forma, que toda tentativa de subversão do status quo é desestimulada. Em inglês original, peace through strength.
  • Paz do terror - ocorre quando nações são capazes de causar destruição total umas às outras através de artefatos bélicos absurdamente poderosos (bombas atômicas, por exemplo). A posse sobre tais arsenais naturalmente desestimula as agressões mútuas.
  • Paz social - é a aplicação sociológica do conceito primário de paz, podendo ser entendida como a convivência harmoniosa com as diferenças em uma comunidade.

TANTO TIPOS DE PAZ E É OQUE MAIS FALTA HOJE EM DIA NO MUNDO!!!

3 comentários:

Humberto Siciliano disse...

PAZ...essa palavra tem um sentido muito deturpado, pq paz hoje é feita atraves de mostrar quem é o mais forte e dizer que o outro nao pode te derrotar, e nao por uma simples questão de conceito e respeito ao próximo.

Outside: essa pomba está com um problema um tanto quanto sério =]

garota do jornal disse...

Sem justiça não haverá paz... Jamais!

Vc ainda tem um blog e gosta de RDP, Helloween e Angra!! Que sensacional! huhauhauha

Mais bunitinho vai ficar EMOtivo d+ rsrsrs. Muito massa isso aqui! Vendo tudo! O.o

Ah, mandei a foto pro Yahoo. tosqueira..só vai servir pra dar risada ou chorar de tão horrosa.

antonio disse...

O tema foi bem abordado, bastante criativo. A ilustração está prá lá de porreta, traços firmes, bem definidos, denunciando maturidade no domínio da técnica. Valeu Oliver Queen (Valmar Fly) cê tá mandando ver!