20.11.08

Exposição IMAGEM EM 5 QUADRINHOS



Aconteceu entre os dias 31 de outubro e 16 novembro a exposição IMAGEM EM 5 QUADRINHOS promovida pela Funceb, Fundação Cultural do Estado da Bahia, na Galeria do Espaço Xisto Bahia (localizada na Rua General Labatut, número 27, Barris). É um evento integrado ao XII Festival Nacional Imagem em 5 Minutos, e para ter um vínculo simbólico a produção de quadrinhos deveria respeitar o limite de 5 quadros e a temática e o material foram livres. Houveram, também, trabalhos de cartoon e charge de apenas uma imagem sobre animação (em computador, televisor, cinema, etc).
A exposição não teve como finalidade a premiação de nenhuma natureza, tendo, somente, uma comissão julgadora que avaliaria os trabalhos entregues para a seleção dos que fariam parte do evento. Uma prorrogação do prazo de inscrição demonstrou que o evento tinha mais a oferecer, sendo muito bem aproveitada por novos artistas no território soteropolitano. O evento foi promovido na parceria da diretoria de Artes Visuais da FUNCEB e o grupo Oficina HQ
Artistas antigos e novos, a página da FUNCEB lista os nomes dos participantes: Alam da Silva Sampaio (A S), Alexandro Trindade, Alexandre da Costa Cabral (Aleco), Cícero Matos Oliveira (Cmatos), Diego de Jesus Cardoso, Edmundo Luiz Silva Simas, Elton Carlos Ribeiro de Almeida, Emanoel Arnoldo Meireles Caria, Marcelo Nepomuceno Pereira (Lelo Nepomuski), Marcos Mário de Souza Santos, Marilton Rodrigues, Matheus Cerqueira (Theu Cerqueira), Paulo Roberto M. Serra, Sávio Roz, Rodrigo Minêu e Ulisses Pires Almeida. Diversos trabalhos e diversas temáticas, a qualidade oscilava ao gosto dos apreciadores e atendia aos interesses de informação de seus criadores.
Produzi 5 trabalhos sendo que 4 passaram na avaliação da comissão: Um sobre guerreiros medrosos e corajosos, um sobre um universo sobrenatural, um com parceria com Alan Nascimento chamado Anjos em Queda Livre e um sonho erótico de uma menina pequena que cresce e posa despida no Elevador Lacerda. Uma satisfação ver meus trabalhos expostos e mais ainda de ver os olhares curiosos e os risos de alegria ao fim de cada história. Outras histórias foram marcantes, como são os casos do divertidíssimo Tonho, O Pescador, a história lindamente pintada Vaquejada, a muito bela e singela Viagem e uma crítica sequencia de um menino de rua, entre tantos outros trabalhos. Tentei pegar algumas dessas obras com o celular, mas a qualidade da camera não permitiu perfeição, mas exponho-as aqui.










Ainda preciso confirmar se a quantidade generosa de visitantes pode possibilitar o retorno da exposição, o que seria muito proveitoso. Espero que outros eventos semelhantes, com ou sem premiação, possibilitando visibilidade para os quadrinhos e os artistas regionais, existam nos planos de organizações de igual natureza. Parabenizo o trabalho da Oficina HQ na iniciativa!

SR

http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/noticias/2008/10outubro/2008-10-28_quadrinho.html


publicada originalmente no blog MELHORES DO MUNDO

Texto e fotos: Sávio Roz

Nenhum comentário: