14.5.09

4º Coxias de Caxias, dia 22 de maio

 
No dia 22 de Maio, sexta-feira, às 19:30 horas, acontece o 4º Coxias de Coxias, na FSG(Faculdade da Serra Gaúcha). Nesta edição, o nosso encontro integra a Semana de Desenho, da FSG. O evento é promovido por Marko Ajdarić, editor do Neorama dos Quadrinhos, em parceria, mais uma vez, com a livraria O Livreiro. O acesso ao encontro é gratuito.
 
O Coxias visa divulgar aos moradores de Caxias do Sul a qualidade e a variedade do que se produz no mundo, atualmente. Ou seja, é o oposto de um encontro 'para fãs'. Trata-se de dar a oportunidade ao povo de conhecer uma arte que hoje é tão rica quanto o cinema, porém  tão pouco conhecida, no Brasil. 
 
As toneladas de bons quadrinhos que estão formando a nossa Mostra Mundial de Quadrinhos, apresentam 5 destaques, desta vez 
 
- Mostra de quadrinhos da Polônia
- Mostra de quadrinhos da Finlândia
- Mostra  da nova versão da MAD brasileira, repleta de quadrinhistas e cartunistas do Brasil
- Mostra de gibis Aluir Amancio, brasileiro que desenha Disney, Superman e a recente série do The Spirit, pela DC Comics
- Álbuns da série Cidades Ilustradas
 
os visitantes poderão trocar idéias, em um encontro informal com 7 convidados de Caxias do Sul
 
Fredy Varela, ilustrador do jornal Pioneiro e do livro 'Meu Pequeno Juventudista'
Rodolfo Tayler Zampieri, aluno da FSG, estará mostrando ilustrações do livro 'Encanto dos Bichos', a ser lançado em junho, pela Maneco, editora de Caxias do Sul de Bento Gonçalves
 
Ernani Cousandiero bardo que mostra a cultura dos imigrantes italianos com as tiras de Tchê e Tchó de Porto Alegre
 
Augusto Paim, que esteve recentemente na Alemanha, país do qual apresentará algumas HQs. Ele também vai poder trocar idéias sobre o seu blog, o Cabruuum, e sobre o novíssimo e-group sobre jornalismo em quadrinhos. Augusto ainda brindará os visitantes mostrando alguns trabalhos de artistas de Porto Alegre, como Fabio Zimbres e Ana Luiza Koehler.
Miguel Castro, autor de 'Jesus em Quadrinhos' e do Piazito e que poderá captar artistas da região para a nova revista eletrônica Gibixde São Leopoldo
 
O teólogo Iuri Andréas Reblin, autor do livro 'Para o Alto e avante: uma Análise do Universo Criativo dos Super-Heróis' . Aproveite e leia 3 artigos do autor, antes, para ter melhor proveito da visita.
 
E mais
 
Durante a semana, 8 painéis de 4 páginas, no mesmo sentido da nossa 'Amostra da Mostra' estarão despertando o interesse dos visitantes da Semana de Desenho para as . Entre os representados, se inclui uma sequência do caxiense Samuel Casal.
 
Projeção de filmes (sem som) sobre quadrinhos, para animar o ambiente
 
Os presentes que forem bons de respostas ganharão exemplares do livro Silvio Ribeiro - Coletânea
Distribuição gratuita da revista SESINHO.
 
A FSG fica na rua Dezoito do Forte, 2366, no Centro de Caxias
 
Sobre a semana de Desenho
 
A Semana do Desenho acontecerá de 18 a 23 de maio de 2009, onde ocorrerão oficinas relacionadas à aplicação do desenho manual às diversas áreas do design com profissionais que atuam, principalmente, na região de Caxias -  entre outras cidades-  nas áreas de Design automotivo, Design de móveis, Design de utensílios, Animação, Logotipia, Ilustração editorial, Cartoon e Desenho de Figura humana. Além disso, haverá uma mostra de quadrinhistas e apresentação de uma mostra de vídeos - o CineDesign IV, que este ano aborda a temática Animação.
 
Mediante a importância do desenho na formação do designer como profissional, esse evento objetiva incentivar os acadêmicos do curso à prática e à valorização do desenho a mão livre como constituinte do processo criativo em design.
 
Programação geral:
18 a 21/05 - Oficinas 
22/05  - Exposição de desenho e encontro de Quadrinhistas (Coxias de Caxias)
23/05 - CineDesign IV - tema: Animação 
 
Cada oficina terá a duração de duas noites (das 19h30 às 22h30) e são voltadas para os acadêmicos do curso de Design da FSG.