2.7.09

A Exposição de quadrinhos da Turma do Xaxado na Biblioteca Central dos Barris de 01 a 30 de julho de 2009


O Projeto Xaxado Itinerante - É uma ação comemorativa aos 10 anos da Turma do Xaxado e trata-se de uma atividade cultural de fomento aos quadrinhos e a literatura nordestina, aliada a uma política de conscientização do uso destes produtos como ferramentas de educação de crianças e adolescentes.


O Projeto consta de uma exposição e edição de um superlivro da Turma do Xaxado com 1.000 tiras, 216 páginas e 21,0 X 28,0 cm. Com prefácio do professor, escritor e jornalista Sérgio Matos, que foi o primeiro editor a publicar o Xaxado no caderno Municípios do jornal A Tarde e orelha do jornalista Paulo Ramos do Blog dos Quadrinhos,



A exposição de quadrinhos é feitos pelo idealizador da Turma do Xaxado, Antonio Cedraz e por renomados cartunistas convidados entre eles: Bira Dantas, Flávio Luiz, Sidney Falcão, Lailson de Holanda, Spacca, Cau Gomez, João Marcos, Lucas Lima e Hector Salas.


O projeto tem apoio institucional do Programa de Fomento à Cultura do Fundo de Cultura do Governo da Bahia.

O livro 1.000 tiras em quadrinhos da Turma do Xaxado já está a venda na livraria LDM, na Piedade e na lojinha do Farol da Barra.



Saiba Mais:


- A Turma do Xaxado é vencedora de 6 Prêmios HQ MIX – o “Oscar” do Quadrinho nacional

- Recebeu, em 2003, apoio institucional da UNESCO.

- Está presente em publicações próprias e disponíveis no mercado, nas tiras publicadas diariamente em jornais e nos livros didáticos de grandes editoras como Ática, Saraiva, Moderna, FTD e Paulinas.

- Foi criada em 1998 por Antonio Cedraz, autor que é “Mestre do Quadrinho Nacional”, título concedido pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo.

- Foi publicada durante mais de 11 anos no jornal A Tarde (BA) e já foi publicado no jornal O Sul, de Porto Alegre (RS) e Diário do Nordeste (CE). É publicada atualmente em diversos sites na internet, em jornais e revistas em todo o Brasil.

- Foi citada em revistas (Carta Capital, nº 170) sites culturais e programas de rádio e televisão (TV XUXA, 27/09/07).

- O livro Turma do Xaxado – Volume 2 foi selecionado no Programa Nacional Biblioteca da Escola 2008 (PNBE), do Ministério da Cultura, para distribuição em escolas de todo o Brasil.

- Seu criador, Antonio Cedraz, tem participado de eventos literários e feiras de livros em diversos estados – como expositor e palestrante convidado – e visitado escolas de ensino fundamental e universidades

- Xaxado, Zé Pequeno, Marieta, Arturzinho, Marinês e Capiba são os personagens principais desta turminha que a cada dia conquista mais e mais fãs em todo o país.

- O Projeto itinerante foi lançado na Bienal do Livro da Bahia e já esteve no Colégio Antonio Vieira, na Biblioteca Juracy Magalhães Jr, em Itaparica.