
27.4.11
23.4.11
19.4.11
18.4.11
16.4.11
15.4.11
Turma do Xaxado em ação no projeto Cisternas nas Escolas
Cisternas nas Escolas é a nova revista em quadrinhos da Turma do Xaxado. A publicação foi produzida sob encomenda do Centro de Assessoria do Assuruá - CAA, uma ONG com mais de 20 anos de atividades.
Nesta história em quadrinhos, a Turma do Xaxado apresenta a duas crianças recém-chegadas à região as mudanças e as novas perspectivas trazidas pelo projeto Cisternas nas Escolas, ação que conta com a implantação de cisternas e hortas escolares que beneficiam 43 escolas e 13 municípios da Bahia.
Muito mais do que o benefício de ter água armazenada para os períodos de estiagem, a história em quadrinhos trata da responsabilidade de cada pessoa da comunidade com as ações que trazem melhorias para todos, chamando cada cidadão a assumir sua parcela em um processo que envolve segurança alimentar, geração de renda, participação ativa nas decisões, acesso aos direitos sociais e políticos, entre outros.
Para informações sobre o trabalho da ONG ou sobre esta revista da Turma do Xaxado, acesse o site do Centro de Assessoria do Assuruá - CAA.
Essa revista em quadrinhos é parte integrante das ações do projeto Cisternas nas Escolas, que é feito pelo CAA em uma parceria entre a Articulação no Semi-Árido - ASA, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, o Ministério da Educação - MEC e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Governo da Bahia).


13.4.11
12.4.11
5.4.11
4.4.11
1.4.11
MINI-COMICS DAY

Dia da mentira - Ilustração de Hector Salas

Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.
Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries. Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos [de Abril]"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".
No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.
Para ler mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_mentira