13.10.12

Lançamento oficial do álbum em quadrinhos Sant’Anna da Feira, Terra de Lucas

SANT’ANNA DA FEIRA, TERRA DE LUCAS

Após treze anos, divididos entre pesquisa, roteiro e desenhos, o autor Marcos Franco anuncia para o próximo mês de novembro o lançamento do álbum em quadrinhos Sant’Anna da Feira, Terra de Lucas. A publicação contará com um pré-lançamento no estado do Rio de Janeiro e três lançamentos na Bahia, nas cidades de Feira de Santana, Cachoeira e na capital Salvador.
Patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), através de recursos do Fundo de Cultura, o álbum narra em 180 páginas de quadrinhos a conturbada história de Lucas da Feira, escravo rebelde que se notabilizou como líder de um afamado bando de salteadores da Bahia provincial na primeira metade do século XIX.

Partindo das premissas de que a História é uma construção, uma visão do passado a partir do presente, uma possível trajetória de vida de Lucas da Feira é delineada na obra, embasada por uma acurada pesquisa em fontes documentais, memória oral, romances, cordéis e no estudo da cultura material dos locais onde o escravo, possivelmente, teria percorrido.

A trama valoriza toda a aura mítica em torno desse emblemático personagem do imaginário popular baiano, abordando as diversas facetas de suas ações “criminosas”, conflitos pessoais e todo o drama sofrido em seus derradeiros dias de vida.  Por meio de flashbacks, uma dramática narrativa revela ao leitor todas as glórias e desventuras do escravo rebelde que conquistou a liberdade, através da altivez e crueza dos seus atos.

A história tem pesquisa histórica, iconográfica e roteiro de Marcos Franco e ilustrações de Hélcio Rogério. Em 2010, a dupla já havia trabalhado junto em outro álbum de cunho histórico: Lucas da Vila de Sant’Anna da Feira, material que lhes rendeu o Prêmio Ângelo Agostini em três categorias e uma indicação ao Troféu HQMIX, considerado o “óscar” do quadrinho nacional. 


Maiores informações:


Por Franklin Dória- Assessor de Comunicação do Projeto Sant’Anna da Feira, Terra de Lucas

Nenhum comentário: