1.2.13

LANÇAMENTO DE “12 LÂMINAS” NOVO TRABALHO DE RAIÇA BOMFIM E VÂNIA MEDEIROS.


12 Lâminas confirma parceria entre as criadoras Raiça Bomfim e Vânia Medeiros
Livro de contos e ilustrações terá lançamento em Salvador, Cachoeira e Vitória da Conquista
Da amizade e da cumplicidade criativa nasce um novo livro. Trata-se de 12 Lâminas, livro de contos de Raiça Bomfim e ilustrações de Vânia Medeiros, que terá lançamento em Vitória da Conquista (31 de janeiro), na Livraria Só Letras, às 19h, Salvador (1° de fevereiro), na RV Quadrinhos, às 19h e Cachoeira (03 de fevereiro), no Pouso da Palavra, às 17h.
A publicação celebra a estreita parceria entre as duas artistas que com essa obram sela o terceiro trabalho juntas.  O primeiro foi o livro de poemas 10 Pontes (2010), fruto de uma compilação de poesias publicadas no blog Mainha me deu lápis, de Raiça Bomfim, onde o encontro de sua escrita com o desenho de Vânia Medeiros teve início. O segundo livro reúne microcontos que provocam reflexões sobre O que é uma casa, lançado em agosto de 2012. Com 12 Lâminas, a parceria se consolida, seguindo uma proposta criativa de interdependência entre ilustração e texto, sem hierarquizações.
A criação e a publicação de 12 Lâminas foi viabilizada por meio de aprovação no Edital de Demanda Espontânea de 2011, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo. O livro será lançado pelo Selo Baobá, que abrigou também as obras anteriores das autoras.
 Contos e sonhos – Como o nome já indica, 12 Lâminas reúne 12 lâminas de desenhos criados à mão, a partir da exploração da técnica do nanquim. As ilustrações foram criadas antes dos textos, o que provocou uma proposta diferente de processo para as duas artistas. Diante das imagens sugeridas por Vânia Medeiros, Raiça Bomfim mergulhou em imagens e metáforas extraídas dos seus sonhos, tomando esses estímulos para criação dos três contos que compõem a obra, O Corvo, Sussuarana e Manhã. Alguns sonhos serviram também para a artista visual construir novas ilustrações e estreitar o vínculo criativo.
Para Vânia Medeiros, o despojamento da cor para experimentar compor imagens utilizando apenas o preto e o branco representou um desafio, mas também uma motivação para explorar outra expressividade, que teve influências dos desenhos japoneses e da linguagem dos quadrinhos. Os desenhos possuem uma cadência quase que rítmica, seguindo um fluxo, sem com isso gerar uma causalidade.
Já para Raiça Bomfim, que nesta obra envereda pela exploração da prosa, as 12 Lâminas também significaram o corte, a produção de um texto que exigiu maior precisão e aproximação com as imagens propostas nos desenhos.  Durante o processo criativo, a autora experimentou escrever à mão, sobrepondo os textos às ilustrações e firmando o casamento entre palavra e desenho. Para escritora, a escrita à mão apresentou um tipo de fluxo mais contido, exigindo um controle diferenciado, o que exigiu maior precisão e a busca pela essência da palavra.
12 Lâminas será encontrado nas principais livrarias de Salvador e nos locais de lançamento em Vitória da Conquista e Cachoeira. O valor sugerido é de R$20,00.
Serviço
O que: Lançamento do livro 12 Lâminas, de Raiça Bomfim e Vânia Medeiros.
Quando: dia 31 de janeiro, às 19h, na Livraria Só Letras, em Vitória da Conquista (Rua Siqueira Campos, 350 Recreio); 01 de fevereiro, às 19h, na RV Quadrinhos, em Salvador (Rua do Barro Vermelho; e 03 de fevereiro, às 17h, no Pouso da Palavra, em Cachoeira (Praça da Aclamação, n°8, Centro – Cachoeira)
Quanto: entrada gratuita.
Livro: R$20,00 (valor no lançamento da publicação)



Nenhum comentário: