7.10.13

Polêmica: Plágio ou "simplesmente acontece"?

Texto de autoria de Lord Lobo
 
Vejam a imagem acima... a primeira personagem é a PENITÊNCIA, criada pelo quadrinhista Marcos Franco em 1997. Já apareceu em diversos fanzines e revistas independentes. A segunda, é uma personagem nova da DC Comics. Quando ela estreou nas HQs do Batman, ela nem tinha uniforme algum... porém, algum tempo depois ela ganhou um, que foi "criado" pelo desenhista brasileiro Ed Benes

As perguntas que ficam: 

1) Teria o Ed visto a personagem brasileira e, ao criar o uniforme desta personagem ter sofrido influênca? 
2) Ou não, ele nunca viu, leu ou sequer ouviu falar na Penitência? 
3) Os leitores vão apoiar o autor brasileiros ou ainda ficarão contra ele, alegando que "coisas assim acontece", "foi coincidência, pois ambos personagens possuem características comuns de freiras"? 
4) Mas... se a personagem brasileira tivesse sido criada depois da gringa, não estariam acusando o seu autor de ter PLAGIADO a personagem da DC (já vi isso acontecer por conta de semelhanças beeeem menores...)? 

De acordo com o Marcos Franco, em conversa no Facebook, houve uma tentativa
de contato com Ed Benes

 "O pior é que o ilustrador dessa imagem da Penitência faz parte do Studio Ed Benes. O que eu quero dizer é que o Márcio Abreu (autor da imagem) provavelmente deva ter colocado a ilustração no portfólio que apresentou ao ED Benes, durante o período de testes para entrar no estúdio. É no mínimo estranho, não? Bom, mas só mesmo Ed Benes para nos esclarecer isso. A propósito, Benes me deletou do Face após o inicio dessa polêmica...Agora a coisa ficou mais estranha ainda..." 

Mais um detalhe: A Penitentência da imagem acima foi desenhada por Márcio Abreu, que agora trabalha para o Ed Benes... ou seja: o Ed deve ter vista a arte no portfólio do desenhista.
 
No Facebook, no grupo da Mundo dos Super-Heróis, um membro deu a seguinte sugestão:
"... ficar discutindo no Facebook não vai ter muita repercussão. Levem a polêmica a algum site influente no mercado e com capacidade de atingir a DC, como Comicbookresources.com ou Bleedingcool.com..."

E qual a opinião de vocês?

Nenhum comentário: