22.5.18

Exposição 20 Anos da Turma do Xaxado



Exposição comemora 20 anos da Turma do Xaxado
Em cartaz de 27 de maio a 30 de junho, na Galeria Pierre Verger, evento vai contar também com ilustrações, pinturas e quadrinhos de outros artistas plásticos baianos em homenagem a Antonio Cedraz

De traço inconfundível, o artista plástico baiano Antonio Cedraz é referência - e também inspiração – para diversos profissionais no Estado, seja quem faz quadrinhos, ilustrações ou pinturas. Para render homenagem ao mestre e celebrar um dos trabalhos mais conhecidos de Cedraz, a Exposição “20 anos da Turma do Xaxado” é atração, de 27 de maio a 30 de junho, na Galeria Pierre Verger, localizada no Complexo Cultural dos Barris (subsolo da Biblioteca Pública).
Com curadoria dos artistas Fabrício Campos, Hector Salas e Valmar Oliveira, a mostra, além de reunir as obras de Cedraz, traz releituras dos seus personagens a cargo dos três curadores e de outros participantes como Sidney Falcão, André Betonnasi, Rogério Rios, Rodrigo Vinicius e Wilson Jr.

Trajetória
Cedraz faleceu em 11 de setembro de 2014. Foi homenageado, em 2015 na FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte. Ao longo de sua trajetória, foi generoso em suas criações. Merecem destaque “A Turma do Joinha”, “A Turma do Pipoca”, “Os Guris” e, é claro,  “A Turma do Xaxado, seu último e mais conhecido trabalho, que lhe garantiu projeção nacional e a vitória várias vezes no HQ Mix, importante prêmio brasileiro das Histórias em Quadrinhos.
Seus trabalhos foram publicados em jornais de todo o Brasil e por algumas editoras. Suas tirinhas são utilizadas em diversos livros didáticos.
Como complemento à exposição, o evento prevê ainda a realização de uma feira de quadrinhos, palestras, e projeções de curtas da Turma do Xaxado e um documentário sobre autores nacionais, utilizando os espaços de exibição audiovisual do Complexo – as Salas Alexandre Robatto e Walter da Silveira - no dia 9 de junho.

Contatos: valolliver@yahoo.com.br / 991151345

Serviço:
Exposição 20 Anos da Turma do Xaxado.
Abertura: 26 de maio, 15:00.
Local: Galeria Pierre Verger (Rua General Labatut, n 27 subsolo da Biblioteca Pública dos Barris - Fone: 3116-8120).

Visitação: de 27 de maio a 30 de junho, das 9h às 18h, segunda a sexta. Entrada franca.
Realização: Pig Arts.
Apoio: Heko Digital e Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), através da sua Diretoria de Audiovisual (DIMAS).