31.7.07

Quem mente o nariz.... - arte by Hector Salas

Verdades e Mentiras sobre Política

Mentiras

1. A melhor coisa é ficar neutra em política. Vou ficar de fora porque política é coisa suja.

2. Não adianta votar. Eleição não resolve nada. Vai ficar tudo igual.

3. Vou votar em branco.

4. Todos os partidos e candidatos são iguais. Não resolvem nada.

5. Todos os políticos são corruptos. É só chegar “lá em cima” que qualquer um se corrompe.

6. Já que ninguém presta, “vou vender” meu voto para o candidato que pagar mais.

7. Tenho obrigação de votar em quem conseguiu água, luz ou asfalto para nossa rua ou nosso bairro.

8. Candidato bom é aquele que tem “dó” do povo sofrido e distribui comida, roupa e material de construção.

Verdades

1. Ninguém é neutro em política. Quem disse que não entra ou não quer sujar as mãos, já está fazendo a política daqueles que enganam o povo.

2. Não é só a eleição que resolve os nossos problemas. É preciso votar com consciência e depois fiscalizar e acompanhar o trabalho dos eleitos.

3. Quem vota em branco está jogando fora a oportunidade de propor mudanças na condução das políticas públicas. O voto em branco ajuda as coisas a ficarem como estão.

4. Os partidos e candidatos não são iguais. Existem aqueles que se lembram do povo só no tempo de eleição e aqueles que estão sempre lutando pelo bem comum.

5. Voto não é mercadoria. É um direito e um dever. Quem vende ou compra o voto, está vendendo a própria dignidade. E é crime!

6. Água, energia e asfalto são bens públicos, direitos nossos e obrigações das autoridades, que prestam esses serviços com o dinheiro público, recolhido nos impostos e tarifas.

7. Distribuir favores é corrupção eleitoral. É um crime previsto na Lei 9840 e deve ser denunciado. Quem compra votos tira benefício da miséria e nunca fará nada para superá-la.

8. Campanha rica é financiada por grupos econômicos que depois vão cobrar dos eleitos. É sinal de corrupção. Eles não vão administrar para o povo, mas para os grupos que os financiaram.