24.3.10

Almanaque Meteoro!


"METEORO VOA NOVAMENTE!
Com a palavra: ROBERTO GUEDES.

quinta-feira, 18 de março de 2010
Almanaque Meteoro, o primeiro lançamento do selo Guedes Manifesto
Olá, intrépido seguidor de fantasia e emoção! É com imensa satisfação e orgulho que comunico que o blog Guedes Manifesto agora é também um selo editorial, e que seu primeiro lançamento se chama Almanaque Meteoro 1, uma genuína publicação independente que pode ser definida como “prozine” (fanzine só com profissionais da área), na mesma tradição dos clássicos Witzend, de Wally Wood; Charlton Bullseye, de Bob Layton; e Historieta de Oscar Kern.

A idéia de lançar um título mix de HQs, entrevistas e artigos interessantes vem de longa data, e só não aconteceu antes, devido a uma série de pequenos fatores que acabou por adiar sua realização. Na época, eu já contava com um bom número de colaboradores e materiais de primeira qualidade para montar algumas edições, mas vivia um momento de transição profissional, saindo de uma editora para trabalhar em outra. Daí, o projeto acabou “congelado”, e ficou à espera do momento mais adequado pra retornar.

E isso acontece agora! Antigos contatos foram retomados e novos parceiros se juntaram às fileiras dos portentosos colaboradores do Almanaque Meteoro – que, a partir de agora sempre apresentará em suas páginas Quadrinhos e autores dos mais variados estilos.

Para a estréia, o prestigiado cartunista Bira Dantas (Dom Quixote) relata um encontro apoteótico dos músicos Egberto Gismonti e Herbie Hancock; enquanto que Carlos Henry, um talentoso ilustrador de livros de RPG, conseguiu autorização para produzir um bombástico crossover entre dois ícones da HQB: Capitão 7 e Fantasticman!

A união de esforços não ocorre apenas no mundo fictício, pois os quadrinistas e ilustradores publicitários André Valle e Paulo Caesar apresentam um sanguinolento conto de Espada-e-Feitiçaria de deixar qualquer bárbaro com dor-de-cotovelo; e o bacanão aqui forma parceria tanto com o aloprado Marcio Baraldi (Rocko-Loko), quanto com o internacional Emir Ribeiro (criador da voluptuosa Velta, e de serviços prestados para várias editoras, como a poderosa Marvel Comics), em uma inusitada trama de amor do herói Mylar – personagem criado nos anos 1960 pelo saudoso Eugenio Colonnese. A história foi encomendada para compor um álbum da Opera Graphica, porém, com o cancelamento do projeto, Colonnese consentiu que a mesma figurasse no almanacão.

O lendário Rodolfo Zalla conta sua carreira em detalhes reveladores; e do Sul, meu chapa Paulo Ricardo Montenegro nos presenteia com uma – até então – inédita entrevista com o já comentado Kern. Curiosidades editoriais e dicas de colecionismo ficam por conta de Cesar Brito e Gérson Fasano em seus respectivos artigos. É só conferir!

E por fim chegamos aos capítulos emocionantes da nova – e aguardada – série de Meteoro, O Mascarado Voador, desenhada pelos maestros do lápis e nanquim Aluísio de Souza (Victory) e Júlio Cesar Zvir (Lady Death, Shi). Lançado originalmente em 1992, o herói estrelou diversas revistas no decorrer de quase 20 anos, até chegar aqui, modernizado para o novo milênio, desamarrado da velha continuidade, com uma nova identidade secreta, uma origem reformulada e uma proposta editorial que, acredito, irá te cativar logo de cara.

Como a tiragem é bem limitada, não perca tempo! Adquira logo o seu exemplar! Afinal, você não vai querer ficar por fora dessa nova e gloriosa Era do Quadrinho no Brasil, é ou não é?

Pra isso, basta enviar um e-mail para guedesbook@gmail.com que te passo todas as coordenadas. Em breve, endereços de bancas e comic shops que revenderão a edição serão divulgados no Manifesto.

Almanaque Meteoro 1
Guedes Manifesto
Trimestral
Editor: Roberto Guedes
Formato italiano – 16 x 23 cm
Capa colorida, papel cartão supremo 250g (Arte: Aluísio de Souza – Cores: André Vazzios)
Miolo P/B, papel offset 90g
Apenas R$ 5,00 (Para qualquer parte do Brasil. Frete já incluso!)"