3.12.11

Lançamento da Antologia Rabisco

No dia 10 de dezembro (sábado), a partir das 18h30, acontece na Galeria RV o lançamento da Antologia Rabiscos de Desenho e Arte Contemporânea.
O livro apresenta seleção de trabalhos de sete jovens artistas baianos que transitam entre diversas linguagens gráficas, tendo como expressão principal o desenho. Foram escolhidos quatro artistas provenientes do interior da Bahia – Marcio Junqueira, Don Guto, Carol Belmondo e Zé de Rocha – e três desenhistas soteropolitanos – Daiane Oliveira, Bruno Marcello e Davi Caramelo. As artes presentes na coletânea estão dividas em duas seções: uma que apresenta trabalhos coloridos e outra que reúne obras em preto-e-branco e tons de cinza, resultando em mais de quarenta desenhos reunidos nas cem páginas da edição. Uma prévia da edição pode ser vista aqui: http://issuu.com/roteirizandohq/docs/rabiscos_cor
Colaborou com a capa da Antologia Rabiscos o veterano artista argentino Jorge Abel Galeano, que também ilustrou as páginas que abrem e fecham a seção de trabalhos coloridos. O crítico de arte e pesquisador carioca Leandro Furtado assina o texto de posfácio.

O lançamento contará com exposição e presença dos artistas da edição, além de uma oficina de desenho do premiado artista Zé de Rocha (http://zederocha.blogspot.com/). As inscrições para a oficina serão feitas até o dia 04 de dezembro através do blog www.antologiarabiscos.wordpress.com - ou clicando neste link  – e a aula acontecerá na tarde do sábado, 10 de dezembro, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Campus Ondina)

A Antologia Rabiscos é um projeto editorial ligado à Coleção Rabiscos, editada pelo Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira – Feira de santana. Nascida em 2010, a Coleção Rabiscos publica pocket books de desenho. Esta antologia aposta num formato maior e com melhor acabamento que procura ampliar o alcance e divulgação das artes visuais baianas.

O projeto da Antologia Rabiscos é apoiado e financiado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), possui apoio do MAC, da Balão de 2 – Narrativas e Arte Sequencial  e do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Comunicação.

Nenhum comentário: