11.1.12

Inauguração da Quadrinhoteca Alvaro de Moya - AQL - Londrina PR



Foi inaugurada no dia 12 de maio de 2011, a quadrinhoteca Alvaro de Moya na sede da AQL -Associação dos Quadrinhistas de Londrina- em Londrina PR.


A Associação dos Quadrinhistas de Londrina foi criada por Eloyr Pacheco em 1994. Atuando informalmente, mas como catalizadora de quadrinhistas e ilustradores, muitas atividades e eventos foram desenvolvidos devido a sua existência. Retornando para Londrina, depois de mais de 10 anos em São Paulo, Pacheco voltou a trabalhar para consolidar a AQL, que voltou a agrutinar desenhistas de Londrina e região. Levaram a logo da AQL: 24 Horas de Quadrinhos, SESC em Quadrinhos, Odisseia HQ, Dia D RPG, entre outros.

Em janeiro de 2009, a Revistaria Odisseia, na época através de seu proprietário Carlos Martins, ganhou uma sala para ser a sede da Associação. Neste ano foi comemorado o Dia do Quadrinho Nacional, e no ano seguinte foi criada a Semana do Quadrinho Nacional, com o apoio do SESC Londrina. Em janeiro de 2011 foi realizada a 2ª Semana do Quadrinho Nacional, agora em novo espaço: no Centro Cultural Eloyr Pacheco, maior e melhor adequado para as suas atividades. Na nova sede está sendo organizada uma quadrinhoteca; está consolidada a Linha Clara Escola de Artes; criado o Espaço Arte Sergio Russo e, ainda, um estúdio de produção. A Linha Clara Estúdio e Escola de Artes, dirigida por Eloyr Pacheco, atua como parceira da AQL dando-lhe suporte e apoio.







Nenhum comentário: