11.1.12

"Maus hábitos do baiano - parte 3: 'Calçadas não são para Pedestres!" - Sidney Falcão

Outra charge da série "Maus hábitos do baiano", que fiz em 2006, com texto que fiz na época. Aliás, este é um dos piores defeitos do baiano, independente da classe social.

"O que é pior, estacionar o carro em local proibido ou em cima da calçada? Em Salvador, onde o trânsito é um dos mais bagunçados do pais, boa parte dos motoristas baianos adoram estacionar os seus "carangos" sobre as calçadas. Para eles, é como se elas fossem a continuação do asfalto.

E eles não têm a menor cerimônia, vão estacionando e se você estiver andando na calçada, até buzinam pra sair da frente, na maior cara-de-pau. Há até casos de carros estacionados sobre as calçados com as pistas tácteis para cegos. Pois é, por incrível que pareça, a capital baiana, que presta um péssimo serviço ao pedestre, dispõe desse equipamento. Imagina o cego se batendo com o veículo estacionado onde ele deveria passar.

E a cena retratada na charge é muito comum em Salvador. O pedestre tem que andar na rua e disputar o espaço com os carros.

As calçadas em Salvador, em sua maioria, são todas quebradas, mal feitas e verdadeiras armadilhas para idosos, crianças e deficientes. Você que acompanha esta série e me acha até antipático ou "antibaiano", experimente se passar por um cego ou cadeirante( deficiente em cadeira de rodas) e tente enfrentar os carros na calçada.

Quanto à resposta da pergunta no começo, oras, como diria o Otávio Mangabeira, ex-governador da Bahia, "pense no absurdo, na Bahia há precedente". É claro que estacionar o carro na calçada em local proibido."