28.1.09

Dia do Quadrinho Nacional Comemorado com Palestras e Lançamentos



Comemorando o Dia do Quadrinho Nacional nesta próxima sexta-feira, 30 de Janeiro de 2009, às 19h, na Livraria Cultura, haverá duas palestras sobre a História de Pernambuco em Quadrinhos ministrada pelo sociólogo Amaro Braga acerca das produções da arte seqüencial que se dedicaram a retratar história do Estado e uma segunda palestra sobre a História dos Quadrinhos Pernambucanos, proferida pelo historiador Henrique Virgínio, que defende monografia sobre o tema, orientada pelo sociólogo, tecendo o panorama da produção de HQs em Pernambuco nas duas últimas décadas. O evento se encerra com os re-lançamentos dos álbuns em quadrinhos “Heróis da Restauração Pernambucana” [2008] e os 4 volumes de “Passos Perdidos, História Desenhada”[2007]. O primeiro feito a partir das biografias dos personagens envolvidos na expulsão dos holandeses em 1654, escritas pelo notório historiador José Antônio Gonsalves de Mello e o segundo lançado no fim de 2007 sobre a Presença Judaica em Pernambuco, baseado na tese de doutorado de Tânia Kaufman, e ganhador do HQMix 2007 de Melhor Contribuição. Ambos os trabalhos contam com o Roteiro e Direção de Arte de Amaro Braga e com os desenhos de Danielle Jaimes e Roberta Cirne, que também participam da discussão.

O Dia do Quadrinho Nacional, festejado em 30 de janeiro, marca o início da produção de HQ´s no Brasil. Nesta mesma data em 1869, foi publicada nas páginas do jornal carioca “O Cabrião”, as “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte,” personagem criado por Angelo Agostini, um ítalo-brasileiro que produzia muitas caricaturas e desenhos na época do Império, mas que colocou o Brasil na história Universal com um dos pioneiros na produção desta Arte, principalmente por inaugurar o estilo realista na produção de Hq´s enquanto até hoje há um certo predomínio do desenho caricaturesco.

“Pernambuco sempre teve um certo destaque na produção de HQ´s, seja com a produção de diversos expoentes do segmento como Péricles Maranhão, do Amigo da Onça, com as publicações de terror na década de 80, até com os grandes eventos internacionais como o FIHQ-PE do Laílson. Não poderíamos deixar de comemorar data tão importante” finaliza o sociólogo.

“Dia do Quadrinho Nacional em PE”

Palestrantes: Amaro Braga, Danielle Jaimes, Henrique Virgínio e Roberta Cirne
Lançamentos: “Heróis da Restauração Pernambucana” [R$ 15,00] e “Passos Perdidos, História Desenhada” [4 volumes, R$ 25,00, cada]

Quando: 30/01/2009 – 19h – Livraria Cultura – Shopping Paço Alfândega
Bairro do Recife Antigo - Recife

Contato para mais informações:
Prof. Amaro Braga – 92420623