28.1.09

Inauguração da sala da Associação dos Quadrinhistas de Londrina marcará o Dia do Quadrinho Nacional em Londrina

30 de janeiro – Dia do Quadrinho Nacional




Há 140 anos, em 30 de janeiro de 1869 o ítalo-brasileiro Angelo Agostini, um dos precursores das Histórias em Quadrinhos, começou a publicar na Vida Fluminense a HQ "As Aventuras de Nhô Quim" ou "Impressões de uma Viagem à Corte" com um personagem fixo. Por esse motivo esse dia (30 de janeiro) foi escolhido para ser o Dia do Quadrinho Nacional.

Para comemorar a data, no dia 30, a partir das 19h, a Associação dos Quadrinhistas de Londrina, a Revistaria Odisséia, o coletivo Syndicate Ink (formado por Eloyr Pacheco, Carlos Nascimento e Lucas Tanaka), com o apoio do site Bigorna (www.bigorna.net), inaugurarão a sala da AQL – Associação dos Quadrinhistas de Londrina. A sala, que em parte também será um estúdio de produção de HQs, ficará localizada na Revistaria Odisséia, espaço cedido por Carlos Martins, proprietário da loja e grande incentivador do projeto.

Na noite do dia 30, Pacheco (A Mosca no Copo de Vidro, Tempestade Cerebral #3), Nascimento (Fanzineria #1) e Tanaka (Deu Nisso?! #3) estarão no local para conversar com os presentes e autografar suas publicações.

Um mural com páginas de HQs, ilustrações e pinturas de Carlos Nascimento e Lucas Tanaka estará em exposição no local e permanecerá aberto para visitação até o dia 10 de fevereiro.

Sobre os profissionais que participarão dos eventos:


Eloyr Pacheco
Trabalhou nas editoras Metal Pesado e Brainstore onde publicou títulos como Sandman, Preacher, Monstro do Pântano, Hellblazer, Hellraiser, Spirit, Jornada nas Estrelas, Vampirella, Quebra-Queixo (Marcelo Campos), A Estranha Turma do Zé do Caixão (Montandon e Dias), e Senninha (Instituto Ayrton Senna). Em 2005 criou o site Bigorna (www.bigorna.net), ganhador do Troféu Jayme Cortez - 2006. HQs de sua autoria foram publicadas, entre outras, nas publicações Metal Pesado, Prismarte, Bigorna Quadrinhos #0, A Mosca no Copo de Vidro (ganhadora do HQ Mix de 2006 como Melhor Prozine), Projeto Continuum e Subterrâneo. Seu personagem Escorpião de Prata faz parte do mix da Tempestade Cerebral. Ganhou o Troféu Jayme Cortez em 2008. Atualmente, entre outras atividades, é um dos coordenadores da Associação de Quadrinhistas de Londrina e do curso de produção de Histórias em Quadrinhos no SESC Londrina e membro do Conselho Municipal de Cultura de Londrina.


Carlos Nascimento

Designer, professor de artes da APS-Down-Londrina, desenhista free-lancer e fanzineiro nas horas vagas, faz divulgação da arte pela paz e pelo auto-conhecimento. Participou da criação de projetos sócio-culturais como o "Ciclo Brasil" e fundou a "Traço a Traço" - Escola de desenho e quadrinhos (hoje inativa). Entre 1997 e 1999 ilustrou materiais didáticos para o colégio Maxi e para a editora FTD. Há anos estuda os aspectos terapêuticos da arte e trabalha voluntariamente como arte-terapeuta em instituições filantrópicas da cidade. É criador do personagem Apanhador de Estrelas e publica o zine Fanzineria.

Lucas Tanaka
Formado em Desenho Industrial – habilitação Programação Visual pela UNOPAR. Ilustrou materiais didáticos para o colégio Maxi entre 2005 e 2008. Coordenou uma turma de 7ª Série do Colégio Londrinense na produção de um curta-metragem com técnicas de Stop-Motion, exibido na feira FECCILON 2007. Seu primeiro trabalho com Quadrinhos ocorreu em 2005, durante o segundo ano da faculdade, período este em que participou da criação de um Núcleo de Estudos das Histórias em Quadrinhos, hoje denominado CASU (Centro de Artes Seqüenciais Unopar), pelo qual participou do lançamento de dois fanzines. Foi um dos idealizadores do evento 24 Horas de Quadrinhos/24 Hour Comics Day, realizado na cidade de Londrina em outubro do ano passado. Atualmente atua como ilustrador, escultor, e designer free-lancer. Seu mais recente trabalho, a HQ resultante do 24 Horas de Quadrinhos, foi publicada no zine Deu Nisso?! #3.


Dia do Quadrinho Nacional

Dia 30, sexta-feira, a partir das 19hs

Revistaria Odisséia (Av. Senador Souza Naves, 307 – Centro - Fundos)

Fone (43) 3027-4250


Mais informações para imprensa pelo e-mail eloyr.pacheco@bigorna.net ou pelo telefone (43) 3338-2453 ou 9104-0753.