22.2.09

Novo projeto com o Redentor

Um novo projeto envolvendo o personagem Redentor, criação de Marcos Franco, está em desenvolvimento. A idéia partiu do quadrinista Valmar Oliveira.

"Originalmente eu tive a idéia de um crossover entre um personagem antigo meu, que estava há anos no estaleiro. Falei com o Marcos e ele liberou já que o Redentor estava parado. Troquei ideias com o Marcelo Oliveira pra desenvolver o roteiro. Mas certo dia, acordei com a idéia de algo mais sombrio. Bolei as primeiras paginas e passei pra o Marcos, que ficou de cabelo em pé, pois oque eu tinha pensado ia de encontro com as diretrizes do personagem e desmentia ou ignorava muito do conceito original pra os personagens e todo seu universo. Então no final, falei pra ele que poderia ser encarado como uma realidade alternativa ou uma versão 'ultimate' do personagem."

Concebido como uma possível mini-série, a hq ocorre num futuro onde tudo deu errado na luta do Redentor. Ele perdeu para o inferno, está aprisionado e sendo torturado, e a humanidade está em processo de extinçao com o mundo queimando e coberto de cinzas enquanto o Inferno expande seus domínios para além do planeta.

"Escrevi praticamente tudo ao mesmo tempo que fiz os esboços da primeira parte, e tive a ajuda mais que providencial do Marcelo Oliveira. A primeira parte ja foi encerrada e devo começar o trabalho de desenhar, ao tempo que pensarei na parte 2. É provável que outros personagens do universo do Marcos apareçam. Mas uma coisa de cada vez, afinal não sou o Jack Kirby, hahahaha... O Rei fazia quatro revistas ao mesmo tempo..."

Marcelo Oliveira segue: "As batalhas entre o Bem e o Mal inspiraram histórias muito bacanas, mas parecem cada vez menos atrativas para os criadores atuais. Por isso, nessa nova história do Redentor, sugeri que a Valmar que o Inferno não fosse o Mal, embora o herói creia dessa forma. O Inferno é uma realidade similar ao do universo dos mythos lovecraftianos: um local impossível de ser racionalizado pela humanidade, com criaturas que afrontam todos os padrões da fauna terrestre, portanto capazes de despertar horror pela sua simples presença. Os humanos os nomeiam demônios logo que os vêem, mas eles não pertencem a nenhum panteão maligno (o mal não existe, lembra?). Deus não existe para eles. Eles apenas viajam por realidades, pilhando e matando. A Terra é o próximo alvo. Qual confronto é maior: Redentor contra essas criaturas alienígenas, ou o complexo da humanidade em dividir as coisas: bem e mal; homem e mulher; Deus e o Diabo? Afinal, não é matando todos os demônios que Redentor livrará a Terra do Horror. Acho que a saga será sobre isso. E terá muito sangue também."

O tema principal da série pode ser descrita desta forma:
"Imagine o maior heroi de um mundo que sempre venceu suas batalhas, por mais dificil que sejam elas. Agora imagine uma realidade onde algo deu errado e ele perdeu a batalha. Imagine o inferno sobre a terra e usando a terra como ponte pra o universo. O céu? Ignora a terra. A humanidade? Quase exterminada. O inferno esta sobre a terra, e legiões e hordas avançam, com seus generais. Lucifer segue sua máxima e prefere permanecer no Inferno. E o heroi? Esta preso, sendo torturado e humilhado. Mas algo acontece e ele é libertado. Como e por que? Ele ainda não sabe, mas agora corre por sua vida, e pra tentar salvar oque restou do mundo. Se ele puder...!! "





Ilustrações: Valmar Oliveira, Hélcio Rogério e Davi Sales.