21.9.10

Produção de quadrinhos na Bahia é tema de debate na Ufba

Acontece, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, na Faculdade de Comunicação da Ufba (Campus de Ondina), o I Seminário de Comunicação e Cultura, que discutirá diversos temas ligados às habilitações de Comunicação, com palestras e bate-papos com profissionais da área. Entre as mesas programadas está a que debaterá a produção de histórias em quadrinhos na Bahia, no dia 30 de setembro, às 13h30, com os quadrinistas Antonio Cedraz, Wilton Bernardo, Marcelo Lima e Ilan Iglesias.

Antonio Cedraz tem o título de Mestre dos Quadrinhos Nacionais, concedido pela Associação de Caricaturista e Desenhistas de São Paulo e é o criador da Turma do Xaxado, com a qual ganhou, 6 vezes, o mais importante prêmio de Histórias em Quadrinhos do Brasil: o HQ MIX, considerado o Oscar dos quadrinhos Brasileiros. Atualmente publica as tiras em quadrinhos da Turma do Xaxado em livros didáticos das editoras Moderna, FTD, Saraiva e Ática e, já publicou diariamente nos jornais A Tarde (Salvador), Diário do Nordeste (Fortaleza) e O Sul (Porto Alegre).

Wilton Bernardo é graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia em 2003. Porém, desde 1998 tem vivenciado a área de criação de histórias em quadrinhos, fazendo direção de arte e também ilustrando. Em 2003 iniciou um projeto empreendedor chamado Oficina HQ onde tem realizado oficinas, cursos e exposições sobre/em Quadrinhos na cidade de Salvador.

Marcelo Lima é ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial em Comunicação da Ufba está concluindo a graduação em jornalismo e pesquisa histórias em quadrinhos jornalísticas pelo Instituto de Letras. Foi um dos vencedores da 10ª Feira HQ do Piauí, na categoria Roteiro, e premiado no Intercom Nordeste do Piauí pela HQ “Marcha da Maconha em Quadrinhos”. É roteirista da HQ “Kuei e a Senhora de Sárvar”, em parceria com Joel Santos, e editor da revista baiana “Área 71”. Atualmente, lançou a HQ “Lucas da Feira”, em Feira de Santana.

Ilan Iglesias é produtor cultural formado pela Ufba e um dos sócios-fundadores da RV Cultura e Arte, espaço que congrega uma galeria de arte contemporânea e mobília retrô criada pelos designers Sérgio Rodrigues e Zanini Caldas e uma comic shop. É produtor do projeto de quadrinhos São Jorge da Mata Escura do quadrinhista Marcelo Fontana com ilustrações de Antonio Cedraz, André Leal e Naara Nascimento.

--
Marcelo Lima
http://roteirizandohq.wordpress.com

Nenhum comentário: