11.1.11

I Semana do Quadrinho Nacional na Bahia está com inscrições abertas e acontecerá dias 27 e 28 de janeiro


A I Semana do Quadrinho Nacional na Bahia está chegando! A primeira edição acontecerá nos dias 27 e 28 de janeiro de 2011, próximo da data comemorativa do Quadrinho Nacional, 30 de janeiro. Quadrinhistas da capital e do interior da Bahia se reunirão na Biblioteca Pública do Estado da Bahia para provomover atividades abertas ao público, principalmente pra quem gosta de quadrinhos, cinema, jogos de tabuleiro e artes gráficas. Serão ministradas oficinas, haverá debates com artistas e exibição de filmes, todos com entrada gratuita.

Dentre os destaques dessa edição inaugural estão a exibição do documentário "Malditos Cartunistas", dos Daniéis Paiva e Garcia - um registro da profissão cartunista que conta com dezenas de entrevistas a conhecidos artistas de humor como Angeli, Laerte e Allan Sieber; o lançamento em Salvador das HQs baianas Área 71, Lucas da Vila de Sant'Anna da Feira e Kuei e a Senhora de Sárvar - todas roteirizadas e ilustradas por membros do Coletivo HQ Independente/Área 71; e os dois bate-papos promovidos na quinta e na sexta que têm como objetivo traçar perfis dos criadores baianos de quadrinhos. Além disso, haverá mesas de jogo com o grupo Tabuleiros da Bahia e exposições de biscuit e papercraft.

A programação e inscrição nas atividades pode ser feita através do blog do evento. Além da programação detalhada, o blog irá ser atualizado até o dia do evento com informações sobre os artistas participantes, obras colocadas à venda, quadrinhos expostos, dentre outros informes - portanto, fique ligado no blog e no twitter do evento.

Os quadrinhos se tornaram uma arte respeitada nos últimos anos, principalmente no Brasil, que vê número crescente de lançamentos e de material para livrarias. Na Bahia não é diferente: novos autores têm despontado e um termômetro pra isso tem sido os lançamentos realizados em 2010 e o número de editais vencidos por quadrinistas. No ano que passou cerca de dez projetos foram aprovados por editais públicos e mais de cinco álbuns foram lançados, alguns deles com premiações nacionais.

Para mostrar essa produção com vigor aos baianos é a Semana do Quadrinho Nacional está sendo realizada. A intenção é integrar as diversas iniciativas do estado numa programação que seja representativa do que acontece na Bahia.

A Semana do Quadrinho Nacional na Bahia é uma atividade idealizada e executada pelo Coletivo HQ Indepedente Bahia/Área 71 em parceria com a Biblioteca Pública do Estado da Bahia!

O quê: I Semana do Quadrinho Nacional na Bahia

Quando: 27 e 28 de janeiro de 2011

Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia - Rua General Labatut, 92, Barris - Salvador/BA

Quanto: Gratuito

Quem: Coletivo HQ Independente Bahia/Área 71

Equipe da Semana do Quadrinho Nacional

www.semanahqba.wordpress.com

--

Nenhum comentário: