24.1.11

I Semana do Quadrinho Nacional na Bahia : Conheça os artistas participantes e os quadrinhos que serão lançados no segundo dia de evento

A segunda mesa e noite de lançamentos da I Semana do Quadrinho Nacional na Bahia não deixará nada a dever ao primeiro dia. Confira os artistas que irão debater na sexta-feira, dia 28 de janeiro, a partir das 18 horas:

Autores presentes à mesa de debate

Antonio Cedraz

Cedraz

Antonio Cedraz tem o título de Mestre dos Quadrinhos Nacionais, concedido pela Associação de Caricaturista e Desenhistas de São Paulo e é o criador da Turma do Xaxado, com a qual ganhou, 6 vezes, o mais importante prêmio de Histórias em Quadrinhos do Brasil: o HQ MIX, considerado o Oscar dos quadrinhos Brasileiros. Atualmente publica as tiras em quadrinhos da Turma do Xaxado em livros didáticos das editoras Moderna, FTD, Saraiva e Ática e, já publicou diariamente nos jornais A Tarde (Salvador), Diário do Nordeste (Fortaleza) e O Sul (Porto Alegre).

Marcelo Fontana

Escreve roteiros de quadrinhos desde 2001, e já foi premiado no Concurso de contos Fadom/Banco do Brasil por sua produção literária em 1998. É autor da Hq Grande Castelo, obra que faz parte da antologia Acrobata HQ. Fontana é o grande responsável por dar vida aos personagens e criar toda a trama da HQ São Jorge da Mata Escura.

Marcos Franco

Franco

Nasceu em Feira de Santana, em 1975, e atualmente reside em Cachoeira, onde estuda Museologia na Universidade Federal do Recôncavo Baiano. Atua como roteirista de Quadrinhos desde 1994, tendo trabalhos publicados em revistas como Turma do Xaxado, Impacto, Boca do Inferno, Projeto Continium, Tempestade Cerebral e Área 71. Também participou de diversos fanzines brasileiros, da Expofanzines – Mostra Internacional de Fanzines de Ourense, na Espanha – e foi vencedor do 2° Concurso Nacional de Roteiros, promovido pelo HQ Festival Sergipe de Quadrinhos. e do 27º Prêmio Ângelo Agostini na categoria Melhor Roteirista. Sempre foi amante de quadrinhos nacionais e cultura popular nordestina, tendo como influências os roteiristas brasileiros Rubens Francisco Lucchetti, Júlio Emílio Braz, Elmano Silva, Ataíde Braz e Gian Danton.

Antonio (Orochi)

Editor e roteirista do Stúdio Fúria, publica mangás e cria animações. Com o trabalho voltado principalmente pra criação institucional, o Stúdio já produziu diversas HQs para empresas, igrejas e setores educacionais. Além desta produção focada, Antônio tem uma produção autoral com as séries O Terceiro – Xenoalma e Asas da Fúria e a one-shot Saint Tróia, conhecida em eventos de cultura japonesa. Mais sobre o Stúdio Fúria pode ser visto aqui.

Marcelo Lima

Lima

Nascido a 1989 na cidade de Sant’Anna. Conclui a graduação em jornalismo e pesquisa histórias em quadrinhos jornalísticas pelo Instituto de Letras da UFBa. Foi um dos vencedores da 10ª Feira HQ do Piauí, na categoria Roteiro, e premiado no Intercom Nordeste do Piauí pela HQ “Marcha da Maconha em Quadrinhos”. É roteirista da HQ “Kuei e a Senhora de Sárvar”, em parceria com Joel Santos, e editor da revista baiana “Área 71”. Em 2010 publicou a HQ “Lucas da Vila de Sant’Anna da Feira”, vencedora da categoria “Melhor Álbum Independente” na 6ª Divisão Brasileira de Artes e 27º Ângelo Agostini.

Oliver Borges

Nascido na Bahia começou sua carreira nas artes gráficas aos 15 anos. Desde muito cedo seu especial fascínio por histórias em quadrinhos o fez interessar-se por desenho artístico e técnico, se aprofundando no estudo das duas especialidades, aos 17 começou a trabalhar profissionalmente em um estúdio de ilustrações de sua cidade (Salvador-BA). Aos 24 anos ingressou em uma faculdade de design em sua cidade e começou a trabalhar numa das melhores agências de publicidade do norte e nordeste. Logo foi transferido para o setor de criação onde atuou na área de direção de arte. Durante 5 anos Oliver criou ilustrações, marcas e design para essa e outras agências do estado, chegando finalmente a abrir sua própria empresa a Aurora Studios.

Lançamento de HQs

Turma do Xaxado

Xaxado

XAXADO é neto de um famoso cangaceiro que vivia com o bando de Lampião. Sensível, alegre e sempre atento às belezas e problemas da vida no campo, Xaxado é como um sol ao redor do qual circulam todas as outras personagens e histórias da turma. A Turma do Xaxado é formada por personagens tipicamente brasileiros, cada um com seu jeito próprio de falar, pensar e agir, passando pelas várias classes econômicas, graus de instrução etc. É uma turminha heterogênea como o povo brasileiro, vivendo historias que falam da nossa terra, encantos e problemas, mas sem perder de vista a universalidade da experiência humana. Antonio Cedraz disponibilizará diversos álbuns para comercialização.

Lucas da Vila de Sant’Anna da Feira

da Vila

Quem foi Lucas da Feira? Até hoje não existem dados precisos que detalhem quem foi o negro que se rebelou contra a sociedade escravocrata em que viveu. Sabe-se que atuou nos arredores da atual cidade de Feira de Santana, nos começos do século XIX, atacando tropeiros que iam ou vinham da Feira do Gado. Alguns dizem que fazia isso para depois repartir com outros negros e pobres, outros afirmam que nunca passou de um psicopata desumano. Longe de responder a essas questões, a obra Lucas da Vila de Sant’Anna da Feira busca dialogar com diversas fontes, oficiais ou não, para mostrar uma história possível da personagem, suas motivações e assim reapresentar esse mito histórico brasileiro para os leitores do século XXI. 48 páginas, formato 21X28cm, terceira capa de Adauto Silva, glossário e estudos de personagens. R$10,00

Kuei e a Senhora de Sárvar

Numa Terra devastada por misteriosos eventos a humanidade se tornou avessa à tecnologia e dominada por criaturas sobrenaturais. É neste mundo que o vampiro Kuei, natural de outra dimensão, vem pesquisar as histórias de outros de sua espécie, que praticamente entrou em extinção. Contando com suas habilidades para lidar com magia e armas, Kuei redescobre histórias sobre vampiros famosos que andaram sobre nosso planeta. No entanto, sua missão de recuperar dados da cultura vampírica será dificultada por diversos antagonistas, dentre eles o vampiro mais antigo e poderoso que percorreu a Terra. HQ escrita por Marcelo Lima e desenhada por Joel Santos. 48 páginas, capa colorida, miolo em P&B, formato A5 (14,8X21cm), por R$3,50

HQs do Studio Fúria

Fúria

Um comentário:

Elaine Crespo disse...

Evento importante para a literatura brasileira. Pois os HQ tem seu lugar de destaque na literatura de todo mundo!

Parabéns realizadores do evento e colaboradores!
Precisamos só mais divulgação pelos veículos de informação e divulgação destes eventos!

Abraços,

Elaine Crespo