31.10.08

Galeria Xisto Bahia expõe quadrinhos e cartuns


A exposição Imagem em 5 Quadrinhos será inaugurada no dia 30 deste mês, às 19h, na Galeria Xisto Bahia. Pela primeira vez, uma mostra do gênero integra a programação do XII Festival Nacional Imagem em 5 Minutos, que acontece de 10 a 15 de novembro nas Salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto. O Festival é promovido pela Diretoria de Audiovisual – DIMAS, Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB e Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, unidades da Secretaria da Cultura.

A exposição é coletiva, apresentando trabalhos selecionados por uma comissão especializada, indicada pela Diretoria de Artes Visuais da FUNCEB. Serão expostas ao público duas modalidades: seqüências de cinco quadrinhos com temática livre, e cartum - imagem única, com tema ligado ao festival (vídeo, televisão, cinema, monitor de computador, games ou imagem e, movimento).

A exposição Imagem em 5 Quadrinhos foi concebida tendo como ponto de partida as aproximações entre a arte sequencial e a imagem em movimento do cinema, do vídeo e, mais recentemente, da imagem digital e dos games computadorizados. A mostra, realizada a partir da parceria entre a Diretoria de Artes Visuais da FUNCEB e a Oficina HQ, exibe a produção de jovens artistas, cujo humor comenta criticamente a influência, a magia e a presença da imagem em movimento no cotidiano.

Cartum x Quadrinhos

O Cartum e as Histórias em Quadrinhos são duas formas de expressão gráfica que se desenvolveram com os avanços tecnológicos surgidos a partir do final do século XIX, os quais favoreceram o posterior desenvolvimento das indústrias do disco, do rádio, do cinema, da televisão e possibilitaram o nascimento de jornais de grandes tiragens com a novidade do uso de cores.

Foi assim que surgiram as Histórias em Quadrinhos (HQ) da forma como conhecemos hoje, por intermédio dos suplementos dominicais ilustrados da imprensa norte-americana, fenômeno retumbante de sucesso e popularidade que se desenvolveu ao alongo do século XX juntamente com o cinema e o jazz, nascidos ao mesmo tempo que as HQ.

Exposição Imagens em 5 Quadrinhos

Artistas Selecionados
Alam da Silva Sampaio (A S)
Alexandro Trindade
Alexandre da Costa Cabral (Aleco)
Cícero Matos Oliveira (Cmatos)
Diego de Jesus Cardoso
Edmundo Luiz Silva Simas
Elton Carlos Ribeiro de Almeida
Emanoel Arnoldo Meireles Caria
Marcelo Nepomuceno Pereira (Lelo Nepomuski)

Marcos Mário de Souza Santos

Marilton Rodrigues
Matheus Cerqueira (Theu Cerqueira)
Paulo Roberto M. Serra
Rodrigo Minêu
Sávio Queiroz Lima (Sávio Roz)
Ulisses Pires Almeida

Serviço
O quê: Exposição Imagens em 5 Quadrinhos
Onde: Galeria Xisto Bahia – Rua General Labatut, 27 Barris (71) 3103-4065
Quando: abertura 30/10, 19h; visitação de 31/10 a 16/11, seg a sext das 9h às 21h, sáb, dom e feriados, das 16h às 21h
Quanto: Grátis
Realização: FUNCEB/ Oficina HQ

Um comentário:

Meryone disse...

é vida atarefada, é!

mas sendo só profesor, seguro que era mais aborrecida

beijos