17.10.08

O Arrasado e O Índice Olímpico - Marcos Franco e Sidney de Carvalho

A estréia de Marcos Franco neste blog, com uma hq desenhada pelo Sidney de Carvalho.

QUEM É MARCOS FRANCO?? Por Sergio Chaves(Justiça Eterna)

Nascido e criado na cidade Feira de Santana (Bahia), em 1975, Marcos Franco, assim como muitos, iniciou a produção de HQs desde a infância. Colecionador compulsivo, consumia gibis dos mais diversos gêneros e estilos. Conseqüentemente, passou a querer cada vez mais, não se contentando somente a colecionar, mas sim produzir também. Assim, começou a criar seus próprios personagens, entre rabiscando e muitas idéias, projetando suas primeiras HQs.
Após conhecer o veterano quadrinista Leônidas Grego, Marcos Franco ampliou seus próprios conhecimentos sobre a produção de HQs, principalmente através do vasto universo dos fanzines. Ao iniciar suas produções, demonstrou reais interesses na arte seqüencial, mesmo tomando ciência da tamanha dificuldade que as HQs enfrentam em nosso país.
Seu primeiro fanzine editado foi o “Mutante”, em 1993. Ao lado de seu primo Teilom Lima e o amigo-irmão Cesar Trindade, o zine trazia uma HQ com o personagem título. Em 1996 surgiu o “Studio Made in Bahia”, núcleo de quadrinhos criado com o intuito de difundir os quadrinhos na cidade e revelar talentos locais. E foi o que aconteceu. Grandes talentos foram revelados, 15 no total.
Após um convênio com o museu de arte contemporânea da cidade (entidade mantida pela prefeitura local), o núcleo realizou exposições e mostras de quadrinhos, resultando até mesmo na revista independente Brazuca Comics.
Desde então, Marcos Franco esteve sempre em atividades, demonstrando um diferencial em seus roteiros, sempre num processo evolutivo. Já publicou em diversos fanzines no Brasil afora, inclusive em revistas independentes, como a “Impacto Fabricado no Brasil”,”Tempestade Cerebral”e “Defensores Da Pátria”. É autor da HQ “O Maníaco do Parque”, editada originalmente na revista independente “Crânio/Velta/Redentor”, um excelente roteiro de sua autoria, utilizando fatos reais com o universo das personagens, está disponível em versão digital através do site: Hq Files; e da saga “Epopéia”, o maior crossover entre super-heróis brasileiros já visto, onde roteirizou em parceria de Eleniltom Freitas, pode ser acessada através do site Comics BR, e em breve o lançamento da revista Fantasia e Ficção(www.lagartonegro.com.br/noticias_015.php), programada para este ano ainda.
Entre suas criações, as personagens de maior destaque são o “Redentor”- http://fotolog.terra.com.br/redentor
e “Penintência”- http://fotolog.terra.com.br/penitencia