17.4.09

UEL promove Curso de Histórias em Quadrinhos



A UEL - Universidade Estadual de Londrina abriu inscrições para o curso Criação e Roteirização de Histórias em Quadrinhos com Eloyr Pacheco voltado a todos os interessados


Estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão: Criação e Roteirização de Histórias em Quadrinhos que será realizado no CECA - Centro de Educação, Comunicação e Arte de 5 de maio a 30 de junho.

O curso é coordenado pelo Prof. Ms. José Abílio Perez Junior, do departamento de comunicação, e será ministrado pelo editor e quadrinhista Eloyr Pacheco. A ênfase será dada à prática de criação, roteirização e desenho de HQ, com o objetivo de contribuir para a difusão do domínio desta linguagem entre profissionais e estudantes de design, publicidade, artes e demais interessados e amantes da “9ª. Arte”. A história do HQ pelo mundo; os grandes mestres do HQ nacional; os elementos da linguagem do HQ contemporâneo e as técnicas de desenho e construção de narrativas serão alguns dos pontos fortes do curso.

O programa completo inclui: A História das Histórias em Quadrinhos; As múltiplas linguagens dos Quadrinhos (Histórias em Quadrinhos, Charge, Cartum e Tiras); Os Diferentes estilos de Quadrinhos (Comics [quadrinho americano], Mangá [quadrinho japonês], Manhwa [quadrinho coreano] e Quadrinho Europeu); O Quadrinho Brasileiro (Infantil, Humor e Adulto), e Grandes Mestres do Quadrinho Nacional (Lourenço Mutarelli, Flávio Colin, Julio Shimamoto, Gedeone Malagola, Rodolfo Zalla, Eugenio Colonnese, Claudio Seto...).

Durante o curso também serão promovidas leituras de apreciação e crítica de obras relevantes como O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller; Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons; Lobo Solitário, de Kazuo Koike e Goseki Kojima; Spirit, de Will Eisner; Transubstanciação, de Lourenço Mutarelli, e Caraíba, de Flávio Colin.

Serão abordados os elementos das Histórias em Quadrinhos (balões, onomatopéias, requadro, letreramento...) e a utilização de pesquisa estética como suporte à criação, incluindo vestuário, mobiliário e arquitetura. A construção da narrativa gráfica (storytelling) e as técnicas de roteiro para Histórias em Quadrinhos deverão conduzir os participantes a produzirem suas próprias HQs, individualmente ou em equipe. .

O Curso de Extensão – Criação e Roteirização de Histórias em Quadrinhos será realizado de 05 de maio a 30 de junho deste ano, as terças e quintas, das 14 às 17h (total de 48 horas/aula), na UEL – Centro de Educação, Comunicação e Arte. As inscrições podem ser feitas na Secretaria do Departamento de Comunicação/CECA/UEL, fone: (43) 3371-4328. As vagas são limitadas e estão abertas para os alunos da UEL e todos os interessados.

Sobre o ministrante:

Eloyr Pacheco

Natural de Londrina, onde trabalhou em jornais (Paraná Norte, Folha de Londrina e Jornal de Londrina), rádio (Universidade FM, apresentando o programa Rádio Fanzine) e TVs (Bandeirantes e Record, onde apresentou o programa TV HQ); foi promotor de eventos culturais e membro do Conselho Municipal de Cultura (na área de Letras).
Mudou-se para São Paulo em 1997, quando foi convidado para ser secretário de redação da revista Metal Pesado, da Metal Pesado Editora. Em fevereiro de 1999, iniciou as atividades da Brainstore Editora (hoje inativa). Editou e publicou títulos como Sandman, Preacher, Transmetropolitan, Os Invisíveis, Lobo, Hitman, Etrigan, Monstro do Pântano, Hellblazer, Homem-Animal, Hellraiser, Supremo, Ghost/Batgirl, Dr. Estranho, Clandestino, Geração X, Batman, Novos Deuses, Impulso, Starman, Spirit – Will Eisner, Planeta dos Macacos e Jornada nas Estrelas. Na área da HQB (História em Quadrinhos Brasileira) publicou Quebra-Queixo, de Marcelo Campos, A Estranha Turma do Zé do Caixão, do estúdio de Alexandre Dias, e Senninha, do estúdio do Instituto Ayrton Senna.
Deu aulas na área de Quadrinhos, entre outros, no SESC (Londrina e São Paulo), SENAC (Londrina), Biblioteca Pública do Estado do Paraná (Curitiba), na Quanta – Academia de Artes (São Paulo), e no Espaço Cultural Planeta Tela (São Paulo).

Em 2005 criou o site Bigorna (http://www.bigorna.net) e em 2008 lançou com Marcio Baraldi e Humberto Yashima o Troféu Bigorna, que premia os destaques do ano na área da HQB – História em Quadrinhos Brasileira.
Atualmente assina a Mondo HQB, página sobre Quadrinhos Brasileiros, na revista Real, publicada em Londres.
É consultor de Histórias em Quadrinhos do SESC Londrina; coordena o coletivo Syndicate Ink e a AQL – Associação dos Quadrinhistas de Londrina. É representante (suplente) da área de Artes Gráficas, do Conselho Municipal de Cultura de Londrina.

Entre outras, HQs de sua autoria foram publicadas na revista Metal Pesado em parceria com Danilo Faria e Adauto Silva -, no D.O. Leitura (SP) - com arte de Osney "Roko" -, e em parceria com Will, na Prismarte, na Bigorna Quadrinhos #0; n´A Mosca no Copo de Vidro e outras histórias (esta última contando também com a arte de Caio Majado), Projeto Continuum #9 e Subterrâneo (do qual participou do Subterrâneo Coletânea – Roteiristas Convidados). Seu personagem mais conhecido é o Escorpião de Prata que atualmente faz parte do mix da revista independente Tempestade Cerebral, editada por Alex Mir.
Entre outros, recebeu em 2008 o Troféu Jayme Cortez, no 23º Prêmio Angelo Agostini, outorgado pela AQC-SP (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas - São Paulo) pelo seu trabalho em prol do Quadrinho Nacional; em 2007, o 19º HQ Mix de Melhor Publicação Prozine pela publicação de A Mosca no Copo de Vidro (edição do autor), e em 2006, o Troféu Jayme Cortez, no 22º Prêmio Angelo Agostini, outorgado pela AQC-SP (Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas - São Paulo) ao site Bigorna pelo incentivo ao Quadrinho Nacional. Em sua trajetória como editor, também angariou prêmios como Melhor Edição de Terror; Melhor Revista Mix, Melhor Edição de Ação/Aventura; Melhor Revista Infantil e Melhor Edição de Clássico.


Arte do cartaz: Jack Jadson

Mais informações na Secretaria do Departamento de Comunicação/CECA/UEL, telefone: (43) 3371-4328; pelo e-mail: eloyr.pacheco@gmail.com ou pelo telefone (43) 9104-0753.