5.12.12

Coletivo de quadrinhistas Quarto Mundo chega ao fim.

Quarto MundoApós cinco anos de atuação, o grupo Quarto Mundo, formado por artistas de todo o Brasil para publicar seus trabalhos de maneira independente, encerrou suas atividades. Durante este tempo, foram centenas de quadrinhos lançados, participação em eventos por todo o Brasil e dezenas de oficinas ministradas.
Fundado oficialmente durante o Festival Internacional de Quadrinhos - FIQ 2007, o coletivo fez história ao reunir artistas independentes de todo o País para participar de um festival de renome.
Chamando atenção, o grupo cresceu a partir de várias propostas. Com uma organização descentralizada, o objetivo era que todos trabalhassem em alguma das atividades que o coletivo desempenhava em prol dos seus membros: publicações, distribuição, divulgação, internet, tradução, participação em eventos e outras frentes, em todas as cidades onde seus integrantes estivessem presentes.
"Quando o Quarto Mundo surgiu, poucas editoras publicavam artistas brasileiros, o mercado independente era formado por um grupo restrito de autores e a mídia via os criadores de quadrinhos como artistas marginais. Hoje, há uma profusão de publicações brasileiras nas livrarias, o mercado independente é formado por uma infinidade de grupos e autores em todos os estados e quadrinhistas participam de exposições e aparecem constantemente na mídia como personagens influentes do meio cultural", afirma o comunicado do coletivo.
Ao longo desses anos, o Quarto Mundo participou de vários eventos e ganhou prêmios como o HQ Mix, Angelo Agostini, Bigorna e DB Artes.
Para comemorar essa etapa concluída, o grupo realizará uma festa na Livraria HQMix (Rua Tinhorão, 124, Higienópolis, em frente à FAAP e próximo ao estádio do Pacaembu, em São Paulo/SP). O evento acontecerá no próximo dia 15 de dezembro e estarão disponíveis várias revistas em premoção, além de sorteios e atividades diversas.

Originalmente visto no UniversoHq.

Nenhum comentário: